Técnico de Radiologia Odontológica: R$ 1.
Neste tipo de exame, o paciente senta-se em uma cabine e o aparelho faz um movimento de rotação de 360 °C em torno de sua cabeça. Por meio da movimentação, o raio-x alcança todo o complexo mandibulo-maxilar e, a cada determinado grau de giro, obtém uma imagem do rosto do paciente.
Na odontologia a tomografia computadorizada é bastante usada, principalmente, para identificar e delinear processos patológicos, como tumores benignos e malignos, cistos, além de visualizar dentes retidos, traumas, seios paranasais, componentes ósseos da articulação e leitos para implantes dentários.
A tomografia computadorizada de crânio só exige preparo quando precisar de contraste. Nesses casos, o paciente deve estar em jejum há pelo menos quatro horas. Nas demais situações, a alimentação ou ingestão de medicamentos (se houver) podem ser realizadas normalmente.
O paciente é orientado a retirar qualquer objeto de metal que possa estar usando, como: sutiã, piercings, brincos, joias e entre outros, pois isso pode distorcer as imagens geradas. Durante a realização do exame, é necessário utilizar uma roupa de algodão.
- Para a realização de alguns tipos de exames de tomografia poderá ser necessário retirar objetos metálicos do corpo (anéis, pulseiras, brincos, piercings) e roupas que contenham peças em metal (botões, fivelas, zíperes). Se possuir piercing na região a ser avaliada pelo exame, a indicação é retirá-lo antes do exame.