EQST

Quando Indicar Aerossolterapia?

Quando indicar Aerossolterapia?

em situações específicas tais como fibrose quística, bronquiectasias não fibrose quística, hipertensão pulmonar, transplante pulmonar, para fluidificação das secreções, bem como para a administração de broncodilatadores em determinadas situações em que não seja possível o uso de dispositivos mais simples.

O que é a Aerossolterapia?

A aerossolterapia recebe esse nome por ser um tratamento onde a medicação é aplicada em forma de aerossol. Isso só é possível através do micronebulizador hospitalar, que é capaz de transformar medicamentos líquidos em gotículas no ar criando um fino nevoeiro, permitindo que essa medicação possa ser inalada.

Qual o objetivo da Aerossolterapia?

A Aerossolterapia pode ser utilizada para tratar patologias respiratórias como Asma e DPOC, e infeções respiratórias como a pneumonia, ou outras. Os medicamentos mais frequentemente administrados por aerossol são: Broncodilatadores, permitem abrir a via aérea. Anti-inflamatórios, diminuem a inflamação da via aérea.

Quais os dispositivos para Aerossolterapia?

TIPOS DE GERADORES DE AEROSSÓIS
  • Nebulizador de Pequeno Volume (NPV): converte soluções/suspensões de drogas líquidas em aerossol por meio de ar comprimido, oxigênio ou um compressor;
  • Inalador Pressurizado Dosimetrado (IPD): dispositivo pequeno e portátil, que distribui doses dosimetradas.
Mais itens...•26 de jun. de 2018

Qual o principal objetivo da Aerossolterapia quando indicada por fisioterapeutas?

A aerossolterapia permite a disponibilidade direta e imediata de fármacos nas vias aéreas. Sua utilização de forma inalatória é um adjuvante da fisioterapia respiratória durante as técnicas de remoção de secreções das vias aéreas e reexpansão pulmonar,(44) podendo ser aplicados somente com prescrição médica.

O que é um Micronebulizador?

Micronebulizador com reservatório dosador para administração de medicamento via inalação, que pode ser conectado tanto em uma rede de gases medicinais quanto em um equipamento para inalação (com conexão compatível).

Quais os principais tipos de dispositivos inalatórios que existem *?

Os quatro tipos de dispositivos disponíveis atualmente para a terapêutica inalatoria são os inaladores pressurizados do- seáveis (com ou sem câmara expansora), os inaladores de pó seco, os inaladores de névoa suave e os nebulizadores.

Como administrar broncodilatadores?

A via preferencial para administração dos broncodilatadores é a inalatória, pois por esta via o fármaco é levado diretamente ao pulmão e vias aéreas, tornando-se efetivo em doses que causam menores efeitos adversos sistêmico.

Qual a principal vantagem e desvantagem dos nebulizadores Dosimetrados?

O inalador pressurizado dosimetrado constitui vantagens: deposição nas VAI de 37%, prático e permite uma micropulverização, desvantagem: necessário fluxo inspiratório alto. CONCLUSÃO: A Aerossolterapia objetiva deposição de partículas inferiores a 5 µm nas VAI.

Para que serve a máscara de Macronebulização?

A Máscara para Macronebulizador Besmed é indicada para administrar oxigênio para pacientes. É indicado para canalizar os gases para fins de administração no corpo, é usado para conectar a um dispositivo médico ativo.

Como usar a Macronebulização?

e) Da desobstrução plena da rosca de entrada do macronebulizador. 2- Conecte o macronebulizador no fluxômetro e atarraxe manualmente a borboleta de conexão, utilize o macronebulizador verticalmente. 3- Coloque água até o nível máximo, rosqueie o frasco na tampa.

Para que serve o Micronebulizador?

Em casos de processos inflamatórios, bronquite, asma, pneumonia, o nebulizador de oxigênio que é utilizado é o micronebulizador, pois ele proporciona um tratamento de aerossolterapia, que é o indicado para que a medicação consiga penetrar nas vias aéreas, promovendo uma umidificação do local, e fazendo com que essa ...

Quais são as vias de administração dos broncodilatadores?

Sua administração pode ser feita por via oral (comprimido e xarope), inalatória, subcutânea ou endovenosa (quando se pretende inibir o trabalho de parto prematuro).

Quais as vantagens de se utilizar espaçador associado ao inalador?

O espaçador, ao criar um espaço entre a boca do paciente e o inalador, permite respirar e absorver a medicação de forma mais lenta. Essa ação proporciona um maior bem estar, principalmente para crianças a partir dois anos de idade.