Em relação à voz, o encaminhamento ao Setor de Fonoaudiologia se faz necessário, quando surgem queixas tais como: rouquidão, crises de afonia (perda total da voz), tensão excessiva na produção vocal, dor ao falar, sem que ocorra, de forma concomitante, sintomas como: faringite, laringite, gripes, etc.
O encaminhamento deve ser feito no impresso de referência e contrarreferência, com letra legível, identificação do profissional e da Unidade de Saúde. Atentar para o preenchimento de história e exame clínico detalhado, especificar motivo/justificativa do encaminhamento.
Fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde que estuda a voz, audição e motricidade oral. ... Para exercer a profissão é obrigatório cursar o bacharelado em Fonoaudiologia, oferecido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com duração média de 4 anos.
Dentre as funções do Fonoaudiólogo Especialista em Gerontologia estão as de realizar promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.
Salário de um fonoaudiólogo por especialidade