A sucessão de culturas é uma técnica agrícola na qual duas ou mais espécias são cultivadas em sequência em uma mesma área durante um determinado período (um ano, normalmente).
O uso de plantas leguminosas em rotação de cultura é bastante difundido devido, principalmente, à realização da fixação do nitrogênio atmosférico que essas plantas desenvolvem, que ao ser mineralizado ficaria a disposição da cultura sucessora, todavia, observa-se que ao aumentar a relação C/N, com resíduo do feijão ...
(FAAP) É normal, na agricultura, fazer rotação de culturas vegetais, alternando leguminosas (feijão, soja) com outro tipo de plantação. Este procedimento ocorre devido a: a) As leguminosas recuperam o prejuízo do agricultor. ... c) As leguminosas têm a capacidade de fixar carbono no solo, deixando-o mais fértil.
Adubação verde e rotação de culturas são praticas agrícolas que consiste na incorporação ao solo, de qualquer massa verde, seja ela gramínea ou leguminosa, e que venha trazer benefícios para o solo e para as plantas em rotação e/ou associadas.
Em princípio, a maioria das hortaliças pode ser cultivada com adubos verdes. ... Hortaliças de frutos como tomate, quiabo, jiló, berinjela e pimentão consorciadas com espécies de hábito ereto como crotalárias, feijão-de-porco e guandu.
A prática da adubação verde promove a cobertura do solo, aumenta a umidade, a ciclagem de nutrientes e a dinâmica dos microorganismos no solo que ajudam a combater nematoides e doenças do solo. Além disso, os adubos verdes abrigam inimigos naturais a atraem polinizadores e insetos benéficos como predadores de pragas.