Você não precisa ter vivido entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000 para saber que Um Maluco no Pedaço foi um grande sucesso. Mas, se você não conhece a série, trata-se da história do jovem Will, um rapaz de um bairro bem pobre de Filadélfia que vai morar no bairro refinado de Bel-Air, na casa dos tios.
Fonte: Vix, G1, Aventuras na História, Exame
A dancinha feita por Carlton é conhecida até mesmo por quem não é fã da sitcom. De acordo com o ator que deu vida ao personagem, a coreografia foi inspirada no cantor Bruce Springsteen, mais especificamente na performance que ele fez em Dancing in the Dark.
A ideia da emissora NBC era que a série terminasse na 4ª temporada, quando Will Smith retorna à cidade de Filadélfia, junto de sua mãe. Os fãs reclamaram e, por conta disso, a série voltou, com Will em uma van de volta à Bel-Air, na Califórnia. No total, “Um Maluco no Pedaço” teve seis temporadas
Provavelmente você já assistiu várias vezes aos episódios de Um Maluco no Pedaço, mas para entender o tamanho que o seriado teve, veja esse vídeo do Felipe Castanhari no canal Nostalgia:
Por ser um seriado longo com histórias que se encerram a cada capítulo, é difícil definir uma sinopse geral de Um Maluco no Pedaço. Simplificando bastante, se você tiver de apresentar para alguém que não conhece, você pode dizer o seguinte:
Além de ter revelado o talento de Will Smith, “Um Maluco no Pedaço” também acolheu um bocado de personalidades que, apesar de serem conhecidas atualmente, não eram na época - e a lista delas é bem grande:
Sou um apaixonado pelas histórias que moldam nosso mundo e pela narrativa que as compartilha. Como historiador, mergulho nas profundezas do passado, buscando entender as tramas que tecem nosso presente. Enquanto jornalista, me dedico a dar voz a essas histórias, tornando-as acessíveis e relevantes para todos. Adoro descobrir ângulos não contados e conectar pontos aparentemente distintos. Entre arquivos empoeirados e notícias de última hora, estou sempre em busca da essência do que realmente importa.
Inicialmente, a série seria focada na vida do produtor musical Benny Medina. Contudo, Will Smith já era conhecido como “Fresh Prince” na cena musical e foi convidado para fazer um teste. Vale ressaltar ainda que, até então, ele nunca tinha atuado. No mais, o que o fez aceitar o papel foi, realmente, a necessidade de pagar a dívida.
Em 2012, as demandas por vídeos de “Um Maluco no Pedaço” superaram a procura por livros da saga “Harry Potter” na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde estão presos terroristas (e suspeitos) mantidos pelo governo norte-americano.
O elenco de “Um Maluco no Pedaço” trouxe à vida personagens inesquecíveis. Will Smith, como o protagonista Will, mostra um jovem carismático e espirituoso.
“Um Maluco no Pedaço” é um retrato cultural significativo. A série captura os dilemas e alegrias da vida familiar e social, misturando realidade e ficção de forma única.
Já pensou como seria um longa-metragem inspirado ou recontando a história de Will Smith em Um Maluco no Pedaço? Um cineasta norte-americano sim, e foi além. Morgan Cooper, fez algo que todo fã do seriado dos anos 90 sonhava e criou sua versão para o que seria um filme dramático de Fresh Prince of Bel-Air.
Essa é, por outro lado, a filha mais nova dos Banks que tem o crescimento e amadurecimento demonstrado ao logo da sitcom. No entanto, quando criança, ela aprontava muito e, por vezes, colocava Will no meio de suas confusões.
Produzido por Benny Medina e estrelada por Will Smith, Um Maluco no Pedaço foi originalmente ao ar através da rede de TV NBC entre 10 de setembro de 1990 e 20 de maio de 1996. Dividida em 6 temporadas que contabilizaram 148 episódios que foram transmitidos no Brasil pelo canal SBT.
Famosa por interpretar Wilhelmina Slater no famoso seriado “Betty, a Feia”, Vanessa Williams também aparece na série protagonizada por Will Smith. A aparição ocorreu no episódio “Uma Coisa Engraçada Aconteceu no Caminho Para Casa do Fórum”, em que ela interpretou Danny, uma grávida que, durante um encontro com Will, acaba entrando em trabalho de parto.
Já a filha mais velha da família, ficou conhecida por ser uma consumidora compulsiva. Comumente ela aparecia em cenas cheia de compras ou pensando em ir ao shopping. Mesmo um pouco superficial, a garota ganha o coração do público que passa a torcer por ela.
Imagens: Jovem Nerd, Vix, G1, Aventuras na História
Will Smith ainda era um ator inexperiente para a série. Antes de “Um Maluco no Pedaço”, tinha participado apenas de um especial escolar na emissora ABC, como um vendedor de camisetas. “Quando assisto àqueles episódios, tenho vergonha. Minhas performances eram terríveis”, relembra o ator
A série explora temas de choque cultural e diferenças de classe, tudo com um toque cômico e momentos de aprendizado. Ao longo das seis temporadas, Will e sua família nos proporcionam gargalhadas e lições valiosas.