EQST

Quando Usar O DPS?

Quando usar o DPS?

Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.

Qual a função do DPS em uma instalação?

O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.

Quais os tipos de DPS?

Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) são classificados em tipos I, II e III, em função do conceito de Zonas de Proteção contra Raios (ZPR). Cada tipo de DPS tem uma finalidade especifica e deve ser instalado no local correto, para que ele cumpra as suas finalidades.

Qual o melhor dps do mercado?

CLAMPER

Qual a melhor marca de disjuntores do mercado?

Siemens é uma das melhores marcas de disjuntores atualmente no mercado.

Quantos disjuntores devo usar em uma residência?

Disjuntores não devem ser superior a 20 A; Utilizar cabos de 2,5mm²

Como analisar a curva de um disjuntor?

Curva do Tipo D Uma corrente igual a 10 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Assim sendo, o tempo de abertura deve ser maior ou igual a 0,1s. Uma corrente igual a 50 IN é passada através de todos os pólos a partir do estado frio. Neste caso, o disjuntor deve atuar em um tempo menor que 0,1s.

Como saber a curva de um disjuntor?

Um disjuntor curva C possui curva de ruptura entre 5 a 10 vezes o valor de corrente nominal, podemos dar como exemplo um disjuntor de 30 A, que atuaria a uma corrente entre 150A e 300A.

O que quer dizer disjuntor curva C?

O disjuntor curva C é o mais usado, mais econômico e com uma sensibilidade mediana. Eles atuam entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. Então um C6 vai desarmar entre 30 e 60A. São largamente usados para lâmpadas fluorescentes, transformadores e cargas com uma certa corrente de partida.

O que é ka de um disjuntor?

Basicamente este dado significa a capacidade máxima de interrupção de uma corrente em curto-circuito, ou seja, em caso de curto circuito essa é a corrente máxima suportada pelo disjuntor após uma determinada sequência de testes.

O que é ka na eletricidade?

Corrente elétrica nominal é a corrente elétrica, normalmente expressa em ampères (A) ou quiloampères (kA), que será observada (ou medida) em um determinado aparelho, quando este estiver operando adequadamente. Este parâmetro é definido pelo fabricante do equipamento.

Como saber o valor Ka do disjuntor?

Então, para calcular a corrente de curto circuito na saída do transformador, basta pegar a corrente nominal desse transformador e dividir pela impedância percentual do mesmo. A ABNT na norma NBR 5356, estabelece valores típicos para a impedância percentual dos transformadores: 4% até 630KVA.

O que é um disjuntor de caixa moldada?

Um disjuntor é aquele dispositivo que fica nas caixas de energia e se parece com um interruptor. ... É chamado de disjuntor de caixa moldada por sua parte externa, a carcaça, ser feita com uma estrutura e uma montagem em caixas termoplásticas pré-moldadas, que são compactas, que na maioria das vezes conta com duas peças.