Resposta. Quando a destinação da produção agrícola é destinada para o consumo próprio de quem produz, dizemos que é uma agricultura voltada a subsistência.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. ... Os equipamentos foram modernizados em praticamente todas as etapas, otimizando desde o plantio até a colheita e o ensacamento de produtos agrícolas.
As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como: a elevação dos níveis de endividamento dos agricultores; ... o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo; poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.
Com o desenvolvimento do capitalismo, as transformações ocorridas no campo brasileiro provocaram mudanças na produção, na organização do espaço geográfico e nas relações sociais de trabalho ampliando assim, a desigualdade social, por meio da exclusão, desapropriação territorial e domínio social da maior parte da ...
A mecanização é uma das mais notórias transformações ocorridas no campo. Com o advento da Revolução Industrial,dispensou muitos trabalhadores,o trabalho outrora realizado por dezenas de pessoas (no plantio,colheita,pulverização de agrotóxicos,etc...) passou a ser realizada por um número bem inferior de maquinários.
Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.
São consideradas rurais as seguintes atividades: I - agricultura (cultura do solo, seja qual for a natureza do produto cultivado); II- pecuária (criação, recria ou engorda de animais de qualquer espécie);
Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).
A zona rural é de fundamental importância para nossas vidas, pois nela são desenvolvidas as atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos (arroz, feijão, frutas, legumes, etc.) e a criação de animais (bois, vacas, porcos, entre outros).
Existem quatro grandes áreas dentro de uma empresa rural que precisam ser administradas e geridas. São elas: produção, recursos humanos, finanças e comercialização. Para isso, um bom planejamento é importante.
Podemos defini-la como um apanhado de atividades que têm como objetivo transformar matérias-primas advindas da agricultura, silvicultura e pecuária. O tamanho dessa transformação depende do objetivo de cada empresa.
Existem particularidades que o profissional contábil deve saber para trabalhar corretamente com a Contabilidade Rural, mas como a legislação conceitua o que é uma Empresa Rural? Segundo o IN RFB Nº 1700 de 2017, uma Empresa Rural é aquela que abrange as Atividades Agrícola, Zootécnica e Agroindustrial.
Toda a contabilidade rural é baseada no ciclo operacional da empresa, que começa na preparação do solo ou inseminação de animais e vai até a comercialização do produto final. Muitas vezes, esse ciclo não corresponde ao ano fiscal ao qual estamos habituados, e possui características sazonais.
A Contabilidade Rural possui inúmeras finalidades relacionadas ao controle e planejamento das atividades do meio rural, independente das atividades realizadas na propriedade, torna-se um mecanismo de apoio a tomada de decisão, pois fornece informações sobre condições de expandir-se, sobre a necessidade de redução de ...
A contabilidade do produtor rural é muito simples. O CEI serve apenas para o caso da propriedade rural ter empregados registrados e efetuar os recolhimentos dos encargos sociais e taxas. O que vc precisa fazer é mês a mês, efetuar uma contabilidade extra-oficial por meio do livro-caixa. O ideal é fazer como o Sr.
Contabilidade rural é o ramo da contabilidade que estuda o patrimônio rural. Como tal, estuda ativos (caixa, cabeças de gado, terra, tratores, fertilizantes, sementes, defensivos agrícolas etc.), passivos (empréstimos bancários, dívidas trabalhistas etc.) e patrimônio líquido (capital, reservas etc.).
Para CREPALDI (2005), a Contabilidade Rural é uma ferramenta pouco utilizada pelos produtores rurais, sem dúvida, pois é vista como uma técnica complexa, com baixo retorno na prática, e conhecida apenas para a Declaração do Imposto de Renda, os produtores não demonstram interesse na sua aplicação gerencial.
76) a contabilidade rural tem por objetivo orientar todas as operações agrícolas e pecuárias, de forma que ela possa medir e também controlar o desempenho econômico financeiro da entidade e também consiga controlar de forma estratégica a produtividade individual do negócio.
A importância da contabilidade para o agronegócio A contabilidade rural ajuda a planejar e controlar a produção rural, por meio de um gerenciamento eficiente e equilibrado dos recursos disponíveis como: terra, animais, implementos agrícolas etc.
Encontramos inúmeras atividades zootécnicas, como por exemplo a bovinocultura de leite, de corte, a avicultura, ranicultura, cunicultura, suinocultura, entre outras. Cada qual com suas particularidades de custos e mensuração contábil.