Alguns ativos hidratantes conhecidos são: aminoácidos, ceramidas, ácido hialurônico, uréia, glicerina, colesterol, ácidos graxos, entre outros.
PRINCÍPIOS ATIVOS: São responsáveis pela ação específica da aplicação do cosmético e normalmente são as substâncias destacadas nos rótulos contribuindo para o marketing do produto. O tipo de princípio ativo assim como a sua ação na formulação cosmética está extremamente relacionado a sua estrutura química.
São eles, o ácido glicólico, ácido lático, ácido cítrico, o tartárico, o málico e o mandélico. Os alfa-hidróxiácidos aumentam a retenção de água da epiderme e em altas concentrações aumentam o processo de renovação celular.
Queratolíticos são substâncias que dissolvem ou destroem a camada córnea da pele. São usados no tratamento para eliminar as verrugas e outras lesões em que a epiderme produz excesso de pele.
Ácido Glicólico: Extraído da cana-de-açúcar, ele tem boa absorção e reage com as camadas mais superficiais da pele, dissolvendo o sebo e outras substâncias. Por isso, promove uma descamação sutil, o que acelera a renovação celular e estimula a produção de colágeno.
Os queratoplásticos são produtos que intensificam a queratinização dos epitélios promovendo a regeneração da camada córnea, que corresponde à zona celular mais extensa da pele. A sua espessura varia nas diferentes partes do corpo.
Ingredientes cosméticos que não devem ser combinados e mitos
Dentre as substâncias ativas utilizadas atualmente em produtos cosméticos com ação antienvelhecimento são:
A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].
O poder antioxidante da vitamina C A Vitamina C é um poderoso antioxidante, muito eficaz no combate ao envelhecimento da pele.
10 alimentos que ajudam a rejuvenescer o corpo e a mente
A vitamina C para o rosto pode ser usada por pessoas de qualquer idade, desde as que estão estão entrando na vida adulta e querem começar seus primeiros cuidados com a pele àquelas que têm peles maduras. E, respondendo ainda como usar vitamina C no rosto, o recomendado é que o uso seja diário!২ অক্টোবর, ২০২০
A abundância de vitamina C da laranja e do limão beneficia a pele seca não apenas por se tratar de uma poderosa antioxidante, mas também por atuar na formação do colágeno, responsável pela firmeza da pele.
Indicada para todos os tipos de pele, a Vitamina C ainda suaviza rugas e linhas de expressão, conta com efeito clareador e pode ser usada em conjunto com protetor solar, potencializando a proteção contra os raios UV, prevenindo manchas e o envelhecimento da pele.