R$ 361,37
No Brasil, ela é virtualmente monopolizada pela Petrobras: o país tem hoje 17 refinarias, das quais 13 são da estatal e respondem por 98% da produção. Essa produção doméstica, por sua vez, entrega por volta de 80% de tudo o que é consumido internamente.
Hoje vamos falar sobre a importação e a exportação de gasolina. Em 2019, o Brasil importou 3.
A explicação para a crescente importação de derivados e dos preços altos, segundo especialistas, está em uma série de fatores, mas basicamente podem ser resumidos em quatro pontos: o aumento do consumo, a baixa capacidade das refinarias instaladas no Brasil, a qualidade do petróleo produzido pelos poços brasileiros, a ...
A seguir você vai ver alguns dado mais específicos sobre o petróleo no ano de 2019 e quais foram os seus principais destinos....Para quais países o Brasil exporta Petróleo.
Esse processo é chamado de craqueamento e é conhecido também como cracking. A palavra “craqueamento” vem do do inglês to crack, que significa “quebrar”. ... Essa é uma molécula longa que pode passar pelo craqueamento em refinarias de petróleo e ser transformada em moléculas menores, como o C8H18, que compõe a gasolina.
De acordo com a Petrobras, o preço que os consumidores pagam nas bombas é formado por: 31% são os custos de operação da empresa para produzir o combustível, 10% são impostos da União (Cide, PIS/Cofins), 28% são impostos estaduais (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS), 15% é o custo do etanol ...
Cerca de metade da matéria-prima produzida e reservada da safra precisa dar conta do etanol vendido no período entre dezembro e março, uma vez que a produção será baixa. Assim, o combustível fica menos competitivo no mercado e isso culmina nos preços sendo elevados devido à diminuição da oferta.
Gasolina comum chega a R$ 6 no Acre e se torna a mais cara do Brasil; veja o ranking.