As folhas podem ser agrupadas em dois grupos básicos: folhas simples e folhas compostas. As folhas simples são aquelas em que o limbo não é dividido. As folhas compostas, por sua vez, apresentam o limbo dividido em pequenas porções chamadas de folíolos.
Resposta: ÁRVORE DO OPRIMIDO E SEUS GALHOS. A árvore é símbolo do Teatro do Oprimido, por ter o poder de multiplicar e dar frutos. A árvore mostra toda a estrutura pedagógica do teatro, desde as raízes fortes baseadas das ética e na solidariedade.
A matéria orgânica produzida nas folhas (fonte produtora) deve ser distribuída para as partes da planta que não fazem fotossíntese (fonte consumidora: raiz, caule, flores e frutos). O transporte da seiva elaborada é realizado pelo floema.
A condução da seiva nas plantas pode ocorrer de duas formas: por difusão, nas plantas avasculares, e pelos vasos condutores (xilema e floema), nas plantas vasculares. ... As plantas que possuem esse extenso sistema de tecido vascular são denominadas vasculares, como as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
A seiva elaborada é uma solução aquosa, composta principalmente por aminoácidos e açúcares, que é transportada pelo floema nas plantas vasculares.
Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta.
O xilema é um vaso condutor responsável por transportar a seiva bruta (água e sais minerais), da raiz para as folhas. Ou seja, ele transporta todos os nutrientes da raiz para a planta. ... Ou seja, toda a matéria resultante da produção das folhas, que é levada e distribuída por toda a planta.
Existem dois tipos de seivas nas plantas: seiva bruta e seiva elaborada. A seiva bruta é composta de água e sais minerais, que são absorvidos pelas raízes da planta. Para transportar a seiva bruta para outras partes do vegetal, as plantas apresentam um tecido vascular especializado: o xilema.
Os vasos xilema e floema são tecidos vasculares que realizam o transporte de seiva nas plantas traqueófitas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.
Classificação do Reino Vegetal. O Reino Vegetal é composto de plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) que possuem vasos condutores de seiva, e plantas avasculares (briófitas), destituídas desses vasos.
O lenho e o líber, respectivamente chamados por xilema e floema, são tecidos vasculares que realizam o transporte de seiva nos organismos vegetais (traqueófitas): pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediada pelo caule.
Dessa maneira, os vasos condutores estão presentes em todos esses grupos. A vantagem desses elementos é a possibilidade de aumento de tamanho das plantas, pois os nutrientes, água e produtos da fotossíntese chegam facilmente em todas as partes da planta.
Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. ...
Em botânica, denominam-se vasos ou vasos condutores aos tubos formados por células cilíndricas justapostas topo-a-topo por onde circula a seiva nas plantas vasculares. Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.
Resposta. As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte.
briófitas
briofitas
As plantas vasculares (Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) possuem vasos condutores, já as plantas avasculares ou não vasculares (Briófitas) não dispõem de vasos. Nesse último caso, as substâncias deslocam-se por através da osmose e os nutrientes por difusão simples.
Características gerais. As briófitas são as plantas mais simples. ... A ausência desses vasos condutores limita o tamanho dessas plantas, que são organismos de pequeno porte, alcançando poucos centímetros.