Resumo do Concurso
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.
De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) – que também defendeu a cobrança – as mensalidades para os alunos custam cerca de R$ 226 para alunos do Ensino Fundamental e R$ 251 para quem cursa o Ensino Médio.
MENOS DISTRAÇÕES Nas escolas do mesmo sexo, como as academias militares dos meninos, seus cadetes são do ensino médio e do ensino médio. Nessa idade, os hormônios estão sendo liberados e são difíceis de controlar para a criança.
O curso, com dois anos de duração, compreende seis meses de formação básica, seis meses de formação específica, cumprida em unidades operacionais, e mais 12 meses de estágio supervisionado, já atuando nas ruas, nas cidades, nas estradas, nas matas, no litoral e nos céus de São Paulo.
O curso de formação da EsPCEx terá duração de cinco anos e será realizado em regime de internato.
COMO FUNCIONAM AS PROVAS DA ESPCEX? O concurso possui duas fases: exame intelectual e de aptidão física. ... A primeira, no sábado, conta com questões de Português (20 questões), Redação, Física (12) e Química (12), e tem duração de 4h30. A outra prova é no domingo, com duração também de 4h30.
Você sabia que algumas questões podem reprovar para entrar no exército? Vamos falar um pouco. Conforme aponta o Seconci-SP: “Os exames mais comuns são hemograma completo, glicemia, eletroencefalograma, eletrocardiograma e audiometria, exame que verifica se há algum problema de audição”.