Significado de Autopsicografia substantivo masculino Psicografia que se uma pessoa faz em si própria, descrevendo os processos psíquicos pelos quais passa, especialmente de modo a se caracterizar psicologicamente. ... Auto, do grego "autós", o próprio + psicografia, de psico- + grafia.
O tema é a criação do poema como resultado do fingimento poético. Se trata de uma reflexão sobre o fazer poético por meio da metalinguagem, que consiste em criar um poema por meio do qual se discute o próprio processo de construção.
Fernando Pessoa
Significado de Ortônimo substantivo masculino Nome correto e verdadeiro de alguém; nome civil. Etimologia (origem da palavra ortônimo).
Resposta. Os Heterônimos de Fernando Pessoa são personalidades criadas por ele próprio e que assinam cada qual as suas obras. Para tanto, esses escritores têm biografia e estilo particular. Isso porque o poeta teria criado apenas a biografia de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. ...
Características. Alberto Caeiro é um poeta voltado para a simplicidade e as coisas puras. Viveu em contato com a natureza, extraindo dela os valores ingênuos com os quais alimentava a alma. É um poeta bucólico, dá importância às sensações, registrando-as sem a mediação do pensamento.
Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo.
Características. Ricardo Reis é a personalidade que se identifica com os clássicos da Antiguidade. Seu espírito reflete a doutrina de Epicuro, caracterizada pela identificação do bem soberano com o prazer, o qual há de ser encontrado na prática da virtude e na cultura do espírito.
Criado em 1913, Ricardo Reis, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, deu voz aos poemas de índole pagã inspirados na cultura greco-latina. Ricardo Reis é um dos heterônimos do excêntrico poeta Fernando Pessoa.
30 de novembro de 1935
É Fernando Pessoa quem aponta Bernardo Soares como semi-heterónimo. «É um semi-heterónimo porque, não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela», escreve na Carta a Adolfo Casais Monteiro, de 13 de Janeiro de 1935.
modernista
Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 de novembro de 1935) foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português.
Fernando Pessoa, poeta português, nasceu em 13 de junho de 1888, em Lisboa, cidade portuguesa. ... Voltou definitivamente a Portugal quando tinha 17 anos. Foi dono de tipografia e editora, além de tradutor de cartas comerciais. Seus dois primeiros livros — Antinous e 35 sonnets — foram publicados em inglês.
30 de novembro de 1935
Portugueses
Resposta. Resposta: Dor de pensar, fragmentação do "eu", nostalgia da infância, e fingimento poético.
O poeta português chegou a usar 200 nomes diferentes, sendo 127 heterônimos. Desse time, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos são os mais conhecidos.
Para compreender Fernando Pessoa é, acima de tudo, uma oportunidade de conhecer alguns dos mais belos poemas do mundo e, por isso mesmo, de conhecer também a nossa língua, a mesma daquele que, nas palavras do seu semi-heterônimo Bernardo Soares, disse: “A minha pátria é a língua portuguesa”.