Caso o consumidor não concorde com a acusação de furto imposta pela concessionária através do TOI unilateral, ele deverá buscar provas de que não cometeu o furto de energia elétrica que lhe foi injustamente atribuído e isso deverá ser feito com a assistência de um advogado por via judicial.
de Ocorrência de Irregularidade (TOI), na mesma fatura emitida pela concessionária do serviço de luz, água ou gás. O TOI é instrumento utilizado pelas concessionárias para a constatação de irregularidades nos medidores de consumo e aplicação de penalidades.
Moradores do Rio têm reclamado que a Light, concessionária de energia, tem distribuído cobranças aos consumidores acusando-os de furto de energia elétrica, conhecido como "gato". As cobranças passam de R$ 8.
No “GATO” ocorre o desvio da energia elétrica antes, sem que ela passe do registro/medidor, com subtração da energia (ligação direta do poste para a residência), a incidir, portanto, a figura DO FURTO MEDIANTE FRAUDE. No furto mediante fraude há subtração e inversão da posse do bem.
Na lição do doutrinador Rogério Greco: Aquele que desvia a corrente elétrica antes que ela passe pelo registro comete o delito de furto. É o que ocorre, normalmente, naquelas hipóteses em que o agente traz a energia para sua casa diretamente do poste, fazendo aquilo que popularmente é chamado de "gato".
Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu. Se a resposta for sim, é sinal de que há fuga de energia.
O famoso “gato” de energia elétrica ocorre quando o furto de energia elétrica é realizado através de alterações no medidor de energia elétrica, seja o aparelho digital ou analógico. ... O Mundo da Elétrica se preocupa com os riscos das ligações clandestinas de eletricidade.
MEDIDOR ELETRÔNICO OU DIGITAL Neste aparelho, não há ponteiros ou mecanismos analógicos: o número apresentado na tela é o que você utilizará no cálculo. Basta manter registro mensal do consumo. Em alguns locais, há planejamento para que o medidor eletrônico envie digitalmente os dados de consumo para a concessionária.
Passo a passo sobre como fazer uma contestação de sucesso
Ligue na Central de Atendimento (4003-0101 – Capitais e Regiões Metropolitanas, ou – Demais localidades) para solicitar a formalização da contestação da despesa.
Acesse o app, compras recentes, clique na compra, depois em reportar problema e siga o passo a passo. Você também pode ligar para nossa central de atendimento pelos telefones 3003-3030 (regiões metropolitanas) ou (demais localidades) que te ajudaremos por lá.
Também conhecida pelo termo americano “chargeback“, a contestação acontece quando o proprietário do cartão de crédito cancela o pagamento por não reconhecer a compra ou até quando a transação não está dentro das regras da administradora do cartão.
Na maioria das vezes, o estorno no cartão de crédito acontece em até 24 horas após a confirmação do cancelamento pelo estabelecimento. Porém, esse prazo pode ser maior, pois tudo depende da empresa responsável pela máquina de cartão. Algumas delas levam até 15 dias para realizar esse procedimento.
Confira 7 dicas que vão te ajudar!
De modo geral, basta entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro. Normalmente, os valores não devolvidos em dinheiro imediatamente são restituídos nas duas próximas faturas do cartão.
O que fazer para cancelar compra cartão de crédito?