As raízes vão para o lixo, as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e a parte branca é o que se usa na maioria dos pratos, geralmente cortada em anéis, assim: Confira aqui a receita de filé suíno com molho de alho-poró.
Corte em rodelas e congele num saco plástico – ele vai do congelador direto para o refogado ou panela. As folhas também podem ser congeladas para aromatizar caldos ou sopas caseiras.
Tire a cesta da panela imediatamente e coloque o alho-poró na água fria por um a dois minutos. Remova o alho-poró da panela, deixe a água escorrer e coloque-o rapidamente em uma tigela com água fria. O objetivo de escaldar é interromper a ação das enzimas no vegetal sem realmente cozinhá-lo.
Folha de salsão e alho poró Congele em um saco. Quando for preparar sopas ou caldo, pegue as folhas do saco e junte à preparação na panela.
Quando bem embalado, o alho-poró dura em média cinco dias na geladeira.
Como Conservar Alho:
Para limpar corretamente o alho-poró, separamos o talo das folhas e da parte de baixo, tomando cuidado para retirar apenas a parte mais dura. Corte o talo ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, abra e lave dentro, para retirar qualquer vestígio de terra e sujeiras.
Tome por exemplo as folhas do alho-poró. Tem supermercado que já vende o alho-poró sem as folhas: é uma pena porque elas adicionam uma camada a mais de sabor a caldos, sopas e ensopados. Dá até pra colocar no feijão. ... O talo vai em fatias finas, e as folhas, inteiras, dão sabor e perfume especiais ao caldo.
As folhas do alho são uma delícia, seja para temperar saladas ou sopas. Elas tem as mesmas propriedades medicinais do alho e fazem muito bem à saúde. Não só pode, como se deve comer. Cruas, elas podem ser colocadas em omeletes e refogadas na panela, um acompanhamento delicioso.
Existem ainda as variantes Allium ampeloprasum var. ampeloprasum, cultivado devido ao uso dos seus bolbos e o Allium kurrat cujas folhas são apreciadas no Egipto e Médio Oriente.
Outros tipos de "alho"
O alho-poró é conhecido desde a Antiguidade. Ele é originário do leste do Mediterrâneo e do Oriente Médio. O alho-poró é uma hortaliça da família do alho e da cebola. As folhas do alho-poró são longas, largas e verdes.
O alho-poró mede até 50 cm de altura e tem folhas longas, de até 90 cm de comprimento, que nascem sobrepostas umas às outras na forma de leque. Na base, forma-se um caule cilíndrico de 10 cm a 20 cm de comprimento, cuja parte subterrânea é esbranquiçada.
A colheita do alho-poró ou alho-porro é feita geralmente entre 120 e 150 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. As plantas são geralmente colhidas quando seus pseudocaules têm de 2,5 a 4 cm de diâmetro. A planta é arrancada inteira, e suas folhas podem ser aparadas.
Como plantar alhos porros
O plantio de alho-poró é feito por sementes, que devem ser semeadas a 1 centímetro de profundidade, no local definitivo ou em sementeiras. Caso o realize por sementeiras, o transplante deve ser feito quando as mudas estiverem com 10 a 20 cm de altura, o que ocorre aproximadamente dois meses após a semeadura.
Porém, as melhores épocas de plantio são os meses de março e abril. O período mais favorável para o plantio do alho esta relacionado com a procedência da cultivar, a latitude e a altitude da região onde se vai plantar (Tabela 3).
Corte o talo de alho poro e reserve a parte da raiz com um tamanho de mais ou menos 5 cm (3 dedos). Como mostra a foto acima, espete com dois palitos e coloque em um vidrinho pequeno com água que molhe a base. Deixe em um lugar próximo a luz natural. Perto de uma janela é o ideal.
ALHO-PORÓ Brota em poucos dias na água. Corte o talo com a parte da raiz, mais ou menos 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo com água, cuidado para que a água não evapore e seque. Deixe em um local com luz natural.
Coloque um dente de alho em cada buraco; Cubra totalmente o buraco com mais substrato; Posicione a garrafa pet em uma área com abundância de luz solar direta; Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10-15 dias ou quando o solo estiver seco).
Elas tem um gosto de alho bem suave. São boas para se jogar por cima, ao final do cozimento, temperando e enfeitando o arroz, pra finalizar risotos, ou temperar e enfeitar legumes assados. Também dá pra fazer um pão ciabatta incrível recheado com as flores do alho poró.
É formada por um bulbo redondo ou ovalado com um número de cinco a 56 segmentos (bulbilhos). O ideal, contudo, é que as variedades comerciais contem com, no máximo, 20 bulbilhos, também chamados popularmente de “dentes de alho”.
Produtividade esperada: 15000 kg/ha ou 1500 cx de 10kg 2.) Coeficiêntes Técnicos podem variar conforme a região, o clima e o sistema de produção a ser adotado pelo produtor rural.
Colher o Alho: Deixando o alho ir além deste ponto poderia arriscar a divisão dos dentes. Além disso, colhendo antes deste ponto poderia arriscar cabeças imaturas. Neste ponto, você pode cavar suavemente ao redor da base de cada planta de alho e verificar o tamanho da cabeça de alho antes da colheita.
Porém, as melhores épocas de plantio são os meses de março e abril. O período mais favorável para o plantio do alho esta relacionado com a procedência da cultivar, a latitude e a altitude da região onde se vai plantar (Tabela 3).