Os elementos radioativos são aqueles que emitem radiação alfa, beta e gama a partir do núcleo de um átomo instável. O elemento polônio, por exemplo, possui número atômico igual a 84 (possui 84 prótons em seu núcleo) e todos os seus isótopos são instáveis. ...
O minério é extraído da mina e transportado por caminhões para ser britado. Após passar por estágios de britagem primária e secundária (operações de redução do tamanho de partículas), o material é disposto em pilhas e recebe uma solução de ácido sulfúrico que extrai o urânio da rocha.
O urânio com baixa concentração de U-235 (de 3% a 5%) é usado para a produção de combustível de usinas nucleares. O de concentração de pelo menos 20% é normalmente utilizado para pesquisas. Já o urânio com 90% de U-235 pode ser usado para a produção de armas nucleares.
O que é o urânio? É um elemento químico encontrado na natureza. Do urânio retirado da mina, em forma de rocha, 99,3% é do tipo (ou “isótopo”) 238, o mais comum. O 0,7% restante é urânio 235, que é o que pode ser usado para geração de energia e para a construção de bombas atômicas.
Trata-se do elemento com o núcleo atômico mais pesado existente na natureza. Os isótopos mais conhecidos do urânio são: 234U, 235U e 238U. Devido a radioatividade desse metal, sua maior aplicação está em gerar energia nuclear através da fissão do seu núcleo.
Lista de países por produção de urânio
Urânio é o combustível que alimenta as usinas nucleares de Angra I (já em operação) e Angra II. Graças a eles, juntas, as duas usinas produzirão energia elétrica que iluminará as casas e moverá as indústrias de grande parte do país.
O uso da tecnologia nuclear é bastante variado. Na medicina, por exemplo, a radioatividade é usada no tratamento de câncer e no diagnóstico de doenças a partir do chamado raio-X. ... Já na indústria, os materiais radioativos podem ser usados, por exemplo, para medir a espessura de folhas de papel ou de tecido.
O urânio está naturalmente presente no solo, e não é perigoso. Mesmo em regiões nas quais existe a mineração do elemento, a radiação natural na superfície não chega a níveis que comprometam a saúde dos habitantes da região.
Usinas nucleares usam uma proporção de 3% de U-235 e 97% de U-238. ... Já as bombas atômicas usam 90% de U-235. O urânio natural possui somente 0,7% de U-235.
Desvantagens da energia nuclear: O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; ... Risco de acidentes nucleares; Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.
- As usinas nucleares produzem pouca poluição do ar no processo de geração de energia, ao contrario do que ocorre em termelétricas. - O impacto ambiental no processo de construção e instalação da usina nuclear é bem menor do que ocorre no caso de uma usina hidrelétrica.
Positivos: Rentabilidade, inovação tecnologica sobre a geração de energia e Negativos: maior risco de morte por radiação, explosões...
Risco de contaminação derivada de acidentes e vazamentos: Embora possua monitoramento constante, o processo de geração de energia nuclear possui riscos de vazamentos e acidentes, como os que aconteceram em Chernobyl (1986) e em Fukushima (2011), que colocam em risco o meio ambiente e a vida de trabalhadores das usinas ...
Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.
Desvantagens da Energia Solar
- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba. - É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente. - Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados. - É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia.