DECORE é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Ainda que “Percepção” não esteja no nome, é isso que a sigla significa. Esse documento tem como objetivo principal comprovar a renda de sócios (somente pessoa física). ... A entrega da DECORE acontece para apenas um destinatário por declaração.
DECLARAMOS, para os devidos fins, que a (empresa/prefeitura) possui escrituração contábil atualizada, e que os valores ora apresentados encontram-se devidamente contabilizados. Se for por empreitada global, deve ser uma declaração da empresa e outra da prefeitura. ...
A implementação do sistema eletrônico para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), por meio do Poral do CFC, foi iniciada no dia 16 de maio de 2016. O endereço do sistema de emissão de DECORE é https://sistemas.cfc.org.br.
DECORE é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. Esta Declaração é exigida para obtenção de crédito, financiamento, abertura de conta bancária, etc. A DECORE é dirigida a profissionais autônomos como: caminhoneiros, perueiros, moto-boys, feirantes, vendedores autônomos, pedreiros, taxistas etc.
O profissional de contabilidade deverá acessar o Sistema de Decore no Portal do CRCCE, no menu Fiscalização/DECORE, utilizando seu número do seu CPF e senha.
Mas se você pertence ao grupo de profissionais cuja fonte de renda não seja uma empresa, então algumas alternativas de comprovação poderão ser utilizadas.
4 formas de comprovar renda como autônomo
Primeiramente, qualquer Pessoa Física consegue emitir o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) a fim de se conseguir comprovar renda sem carteira assinada. Porém, este é um documento que só poderá ser expedido por um contador que possua uma inscrição regular no órgão regional de competência.
O demonstrativo de rendimentos para declaração do Imposto de Renda de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode ser obtido no Portal Meu INSS, com login e senha (gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares).
Obter Extrato de Pagamento de Benefício do INSS
Para obter este documento, basta acessar o site da autarquia e fazer a emissão. Para aqueles que não sabem como emitir esse documento, antes de mais nada, devem fazer a solicitação pelo site ou aplicativo “Meu INSS”, Central de Atendimento 135, ou até mesmo presencialmente em uma das agências da Previdência Social.
Como consultar extrato do Imposto de Renda Para ter acesso ao extrato, é preciso gerar um código no site da Receita Federal, informando o seu CPF ou CNPJ. Depois, com ele em mãos, basta acessar este link – também disponível no portal oficial do órgão – para acompanhar sua declaração.