Modo de Preparo
No pernil traseiro, o mais consumido, tem a alcatra, a picanha, o coxão duro, o coxão mole e o pé. Em cima, tem o carré, de onde são tirados a bisteca, o lombo e o filé mignon suíno, também chamado de filezinho. Abaixo do carré ficam a costela, a panceta, que é o bacon fresco, e a barriga, de onde sai o toucinho.
Tempere as bistecas com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve uma frigideira grande (ou bistequeira) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque 2 bistecas. Deixe dourar por cerca de 4 minutos de cada lado, transfira para um prato e repita com as outras.
Então, a costela é a melhor opção para preparar carne de porco. Ela pode ser preparada tanto na grelha, quanto no forno enrolada no papel alumínio.
Também suíno, o lombo é uma carne branca com mais fibra e menos suculenta que as demais, com baixa taxa de gordura. ... Já o pernil, que também pode ser suíno ou de vitelo, é bem saboroso e apresenta uma concentração maior de gorduras. Esse tipo de carne acaba tornando-se mais calórica e pode ser servida com ou sem osso.
Lombo - resista à tentação de trocá-lo por um pernil, que é a parte mais gordurosa do porco. E não se esqueça que a carne desse animal é considerada tão saudável quanto a bovina. ... Mas o segredo light está na hora do preparo: prefira fazer essa carne assada ou grelhada, retirando sempre a gordura aparente do corte.
A paleta (pernil) dianteiro está localizada na parte da frente do porco. Segundo especialistas, os cortes são os mesmos feitos no boi, só que as peças são menores. A carne de porco é mais macia do que a de boi.
O lombo é um corte de carne das costas do gado bovino e do suíno. O lombo do suíno é comumente chamado de lombinho de porco (no Brasil), é uma carne rica em proteínas e em vitamina B1, com um índice menor de colesterol que os outros cortes suínos. O lombinho assado é também um prato típico do churrasco gaúcho.
O Lombinho é o nome comumente usado para se referir ao lombo suíno. Porém, os consumidores também se referem ao lombo cozido, defumado e fatiado, usado nas tábuas de frios, sanduíches e pizzas, com o lombinho.
O lombo tipo canadense é uma versão brasileira do back bacon, um produto popular no Canadá, preparado com um corte que envolve partes da barriga e do lombo de porco.
Um dos mais nobres cortes bovinos, o lombo (ou filé-mignon) é conhecido pela sua maciez e por estar presente em pratos especiais. O corte fica na parte superior traseira do boi e é protegido por outras partes carnudas.
Acém
Partes do boi localizadas no quarto dianteiro: Pescoço, acém,peito, paleta, músculo dianteiro e cupim. O quarto dianteiro é todo desossado com cortes manuais, exceto a costela.
A chuleta, também conhecida como bisteca ou carré, é o bife de contrafilé com osso, podendo ser de carne bovina, suína ou ovina. É uma carne nobre, fica localizada na parte superior da rês. É uma carne macia e saborosa.
A #chuleta, também conhecida como #bisteca ou carré, é o bife do #contrafilé com osso.
Ripa da chuleta: este é um corte especial de lombo, feito através de seções transversais do músculo com osso sem o filé mignon. É chamado de côte ou côte de boeuf, em francês. É uma carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura.
Complete seu carrinho com estes produtos
É o músculo com osso sem o filé mignon, carne muito saborosa, macia e entremeada de gordura. Boa para assar e grelhar. A peça da Chuleta tem de 500 g a 1 kg.
A peça deve ficar a cerca de 70-90 cm de distância da brasa, em fogo médio, com os ossos para baixo. Demora de 2h30 a 3 horas para ficar pronta. No final, vire e dê uma tostada do outro lado por cerca de 20 minutos.
A COSTELA RIPA exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras e é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé.
Basicamente, a Costela Ripa está localizada na parte de cima do boi, junto ao dorso. Apresenta ossos maiores, mais largos e todos na transversal. Sua carne costuma ser um pouco mais seca. Já a Costela Ponta de Agulha ou Minga é encontrada na parte dianteira e traseira do boi.
Costela ripa – localizada na parte mais anterior da caixa torácica do animal, apresenta ossos maiores, todos na transversal e possui uma textura mais seca, com pouca gordura.
5 dicas para escolher uma boa Costela Bovina
COSTELA Também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado. É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos, e carne um pouco mais seca do que a costela ponta de agulha ou costela minga. ... A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas.