A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual (cegueira) consiste num pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C).
É incluir em nossa sociedade as pessoas com deficiência com uma série de ações durante o mês de setembro, cuja cor verde simboliza a acessibilidade. É um movimento de conscientização para ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social.
Essa lei apresenta, ainda, 6 tipos de barreiras, quais sejam:
Ela ajuda pessoas cegas e com baixa visão a acompanhar as informações e acontecimentos que dependem da visão para serem compreendidos. Esse recurso é utilizado em apresentações, passeios turísticos, museus e muito mais.
São recursos de acessibilidade para tornar mais adequado o espaço e/ou momento de realização da prova. Sala de fácil acesso, horário adicional, aparelhos auditivos, intérpretes de sinais, tratamento pelo nome social e acompanhantes são alguns exemplos.
Entre os recursos e materiais que podem favorecer o acesso ao currículo estão os livros adaptados para pessoas com surdez, com baixa visão, com deficiência física, livros e materiais e Braille, computadores com leitores de tela e com programas de ampliação de caracteres, teclados e mouses adaptados, entre outros.
Acessibilidade digital é uma série de recursos que possibilita a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web (independentemente de suas dificuldades), sem ajuda de ninguém. Em outras palavras: uma internet acessível pra todo mundo!
No universo da cultura, podemos afirmar a existência de um conceito de Acessibilidade Cultural que pressupõe que os espaços públicos e priva- dos que acolhem os diferentes tipos de produção cultural como exposições, espetáculos, audiovisual, cursos, oficinas, eventos e todos os demais tipos de ofertas, devem oferecer ...
Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
Acessibilidade é a adaptação de espaços, materiais e metodologias, garantidos por lei, para que atendam à inclusão de pessoas com deficiência, altas habilidades ou com necessidades especiais a locais e serviços essenciais, promovendo sua qualidade de vida e bem-estar.
Atividades e estratégias Procure saber sobre o histórico pessoal e escolar do aluno com deficiência, informe-se com a família e o médico sobre o estado de saúde e quais os efeitos dos remédios que ele está tomando. Esse conhecimento é a base para sugerir qualquer atividade que exija esforço físico.
De posse de informações sobre as características do aluno e sua deficiência, o professor pode aplicar, com o auxílio do profissional de apoio, atividades em que o estudante seja incluído. Assim, serão exploradas suas potencialidades e a inclusão na turma.
Como trabalhar a educação especial em sala de aula?
A política de inclusão de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência física desses alunos junto aos demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepções e paradigmas, bem como desenvolver o potencial dessas pessoas, respeitando suas ...
O papel da escola é garantir que os alunos com deficiência tenham um lugar para aprender. A inclusão de alunos com deficiência é um desafio enorme para professores e gestores. Tirando as exceções aqui e ali, a maior parte dos docentes concorda que todos os meninos e meninas têm direito à Educação.
Compartilho com vocês as nossas ações por aqui:
Para acolher-se a diversidade nas escolas é necessário o acesso e a permanência do educando para o seu desenvolvimento pleno ou/e parcial. As instituições regulares e as destinadas aos alunos com necessidades educacionais específicas devem reestruturar-se pedagogicamente para atender alunos com deficiência.
O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de ...
O movimento de inclusão surgiu no Brasil no final da década de 80 sendo incrementada em 90, enquanto em outros países já existia desde a década de 50. A inclusão surge visando garantir que todos frequentem a sala de aula do ensino regular da escola comum, independentemente do tipo de deficiência, sendo grave ou não.
LDBEN, Lei 9.
A Lei Brasileira de Inclusão assegura um sistema educacional inclusivo. Tal medida, no entanto, não está clara na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). ... Para Romário, a inclusão dessa medida na LDB vai facilitar o acesso dos alunos com deficiência a serviços que garantam o pleno exercício de direitos.
18 da Lei nº 10.