Tire a polpa com uma colher se você pretende fatiar o abacate ou fazer um purê. Use uma colher para afrouxar a casca em volta da metade do abacate e, assim, tirar a polpa. Você pode amassar essa parte da fruta com um garfo e colocá-la virada para baixo na tábua de cozinha para fatiar com a ponta da faca.
Portanto, o nutrólogo afirma que o consumo do abacate à noite é mais benéfico. "Consumir 50 gramas antes de dormir é o essencial", recomenda Fernando. A dica é comer o abacate com chia, para proporcionar a quebra do índice glicêmico.
Consumida na hora de dormir, a fruta promove outro efeito: “Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite”.
A recomendação é consumir 2 colheres de sopa da fruta, sem açúcar ou adoçante, antes de deitar, como ingrediente para a ceia. Se desejar, misture com um pouquinho de cacau sem açúcar para obter uma mousse.
Isso porque o abacate é rico em vitamina E, que tem ação anti-inflamatória e ajuda a proteger e dilatar as artérias. 3 - Contribui para a redução do estresse: o cortisol é um hormônio produzido pelo corpo humano e que é responsável pelo estresse, além de dificultar a perda de peso.
Comer um abacate por dia melhora a saúde intestinal, sugere estudo. O abacate é um alimento rico em fibras dietéticas e ácidos graxos monoinsaturados, que são gorduras saudáveis para o coração.
O abacate é uma fruta que aumenta a sensação de saciedade e, assim, adia a fome. Ele também diminui a carga glicêmica da refeição e ajuda a reduzir a inflamação nas células, o que pode resultar em menos gordura no corpo.
São diversos os estudos que apontam que a alta ingestão de potássio reduz a pressão sanguínea, o que faz do abacate um grande aliado na prevenção de doenças como derrames, ataques cardíacos e insuficiência renal. O alto teor de gordura alimentar do abacate é uma das principais características desta fruta.
A recomendação dos nutricionistas é comer apenas uma fatia por dia. "O abacate pode ser consumido todo dia sem problema, no máximo cem gramas por dia. É uma gordura, um lipídio e 1 grama de lipídio tem nove calorias. Quem come de maneira desenfreada, pode ter um excesso de peso", alerta Liliane.
Segundo a nutricionista, a fruta é rica em ômega 6, ômega 9 e ômega 7. Essas substâncias equilibram o organismo, ajudando a perder gordura. O abacate possui também vitamina E, que faz as gorduras terem ação anti-inflamatória.
Antes de dormir deve-se comer alimentos leves de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana com nozes ou leite com mel, por exemplo. Veja também uma lista de alimentos que facilitam o sono.
6 alimentos para comer antes de dormir e não atrapalhar a perda de peso
Quais são as melhores frutas para comer à noite?
Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo circardiano, o ritmo diário do organismo.
Cinco coisas para jamais fazer antes de dormir
Carnes vermelhas não são bem digeridas enquanto dormimos "Como a carne vermelha demora mais tempo para fazer digestão, o ideal é evitar e dar preferência para carnes mais leves, principalmente o peixe", indica a nutricionista Vanessa Azevedo de Jesuz.
Além do mais, comer e ir dormir, especialmente se for uma grande refeição, aumenta o risco de azia, pois o refluxo esofágico ocorre quando o estômago está excessivamente cheio e nos deitamos, fazendo com que o conteúdo do estômago reflua para o esôfago, causando desconfortos e prejudicando o sono.
Dormir de barriga cheia realmente faz mal, podendo causar insônia, má digestão, refluxo e apneia do sono. No entanto, fazer uma leve refeição antes de ir para a cama é até recomendado: uma pequena ceia pode ajudar o corpo a produzir melatonina, o hormônio do sono.
Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.
Uma pesquisa da Universidade de Oregon constatou que comer tarde da noite pode engordar. Isso acontece porque consumir alimentos calóricos perto da hora de dormir faz com que o corpo armazene energia, ao invés de gastá-la.
Para que uma refeição noturna seja leve e saudável o ideal é que ela inclua alimentos de todos os grupos, como carboidratos, fibras e proteínas, recomenda Luana....
FRUTAS VERMELHAS (MORANGOS, FRAMBOESAS) OU TANGERINA Frutas são sempre opções saudáveis para quando bate aquela fome à noite, mas algumas delas, como maçã e goiaba, não ajudam muito na sensação de bem-estar e contêm muito açúcar. Prefira estas que contêm mais água, além de antioxidantes e vitaminas.
Não consumir comida suficiente durante o dia e pular refeições faz mal e pode literalmente fazer sua cabeça girar. Você sente tonturas, tem pouca energia e pode até desmaiar. “Isso se deve à queda da glicose no sangue”, diz Frances Largeman-Roth, especialista em nutrição e bem-estar e autora de Eating in Colour.
Na medida da dieta: opções para quem não gosta de jantar
- Deixar de jantar pode comprometer o sono. Durante o sono o organismo também queima calorias e por isso necessita de nutrientes para se manter funcionando bem. Devido à ausência de alimento, ocorre a escassez de energia e o corpo não repousa como deveria.