De forma geral, a atividade física regular reduz níveis de pressão, colesterol e triglicérides. Também ajuda na resistência insulínica, prevenindo diabetes, especialmente do tipo 2, e diminui o processo de formação das placas de gorduras nas artérias, ou a aterosclerose, principal causadora de infartos.
Corridas. A corrida é a melhor atividade aeróbica para melhorar o condicionamento físico. Além de trabalhar a musculatura de praticamente todo o corpo, o exercício ativa o sistema cardiovascular e respiratório — aumentando, assim, o seu desempenho como um todo.
Esta adaptação cardiorrespiratória costuma ser, durante o exercício físico, acompanhada pelo aumento da capacidade de absorção de oxigénio das células musculares a partir da circulação sanguínea e do ritmo de eliminação de dióxido de carbono no sentido inverso.
Atividade física é benéfica também para pessoas com doenças cardiovasculares. A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stresse.
A frequência respiratória é um marcador de intensidade de exercício assim como a própria frequência cardíaca. A diferença entre as duas frequências é que a de batimentos cardíacos aumenta sempre de forma proporcional com o aumento do ritmo ou intensidade do exercício.
A água e o gás carbônico saem da célula e são levados pelo sistema circulatório, respectivamente, para o sistema urinário e para o sistema respiratório. Na expiração pulmonar o gás carbônico é eliminado do corpo. Já a água é eliminada do corpo na forma de urina.