Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, oferecem proteção a elas e desempenham um papel importante em sua polinização. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie.
A origem do termo "Aromaterapia" vem da década de 1930 na França, no livro do químico francês René-Maurice Gattefossé, para se referir ao uso terapêutico dos óleos essenciais. ... A partir de seus estudos sobre óleos essenciais, ela começou a fazer fórmulas específicas para cada pessoa.
René-Maurice Gattefossé
Características dos Óleos Essenciais De forma geral, os Óleos Essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, odoríferas e líquidas. Como possuem aparência oleosa à temperatura ambiente, e possuem uma densidade diferente da água, têm o nome de óleos.
Os óleos essenciais são produzidos pelas plantas através de um processo bioquímico induzido pela luz do sol. Por isso, de um ponto de vista energético, entende-se que essa substância carrega em si a energia vital, ou prana – o princípio da vida.
O que são Óleos Essenciais? Os óleos essenciais são substâncias vegetais voláteis e extremamente concentradas extraídos a partir de flores, frutos, sementes, folhas, raízes e outras partes das plantas por diferentes métodos de extração.