O Rito de York, também chamado de Rito de Emulação ou Rito do Real Arco, é um dos mais tradicionais e antigos ritos maçônicos do mundo.
Depois de mais de meio século de rivalidade, as duas potencias maçônicas resolveram se unir em 1813, com isso muitas lojas usavam "Maçons Livres e Aceitos" e outras usavam o "Antigo". Foi esta influencia inglesa que deu o nome ao Rito Escocês Antigo e Aceito.
Não basta só estudar. Na escada direita está o Rito de York, variante surgida nos EUA, em 1799, e atualmente predominante. É uma escada bem mais curta, com apenas dez níveis adicionais acima do de Mestre. O sétimo grau é basicamente a mesma coisa que o Sagrado Arco Real, um rito que funciona por si só (veja abaixo).
O nome vem do francês maçon, que quer dizer pedreiro. ... Após o final da Idade Média, a maçonaria passou a admitir outros membros, além de pedreiros. Transformou-se, assim, em uma fraternidade dedicada à liberdade de pensamento e expressão, religiosa ou política, e contra qualquer tipo de absolutismo.
Lenda. Nome de origem hebraica, posto os dois Hiram referidos na Bíblia proviessem do Líbano. Temos Hiram ou Hirão rei Tiro e Hiram Abiff, o artífice que esse Rei enviara a Salomão para o embelezamento do Grande Templo.
Filho da viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons. Viúva, no caso é a própria Maçonaria, enquanto instituição, já que seu fundador, Hiram Abiff, foi assassinado. Dessa forma, seus filhos, maçons seriam órfãos de pai. Essa, naturalmente, é uma alegoria, e não é a única inspiração dessa curiosa expressão.
Este evento é relatado no Evangelho de Lucas e é a primeira das três vezes nos evangelhos canônicos que Jesus traz alguém de volta à vida (as outras foram a ressurreição da filha de Jairo e a ressurreição de Lázaro).
Os profetas Isaías (Is 10,2) e Ezequiel (Ez 22,25) denunciam aqueles que se aproveitam delas. Deus aparece como o pai e defensor tanto das viúvas como dos órfãos (Jr 49,10). A tradição da defesa e solidariedade com as viúvas continua no Novo Testamento.
A origem mais aceita, segundo a maioria dos historiadores, é que a Maçonaria Moderna descende dos antigos construtores de igrejas e catedrais, corporações formadas sob a influência da Igreja na Idade Média.