adjetivo Que expressa uma vontade de possuir (algo ou alguém); que tem desejo de possuir; egoísta. Que não deixa a pessoa com a qual se mantém um relacionamento ser livre; diz-se de quem não deixa ou outro ser livre; ciumento. [Gramática] Que pode indicar posse: pronome possessivo etc.
Este artigo vai ajudá-lo a reencontrar a liberdade, longe do parceiro possessivo.
Para os especialistas, o ciúme patológico está relacionado aos Transtornos do Espectro Obsessivo Compulsivo. No ciúme patológico as emoções estão desequilibradas tais como: ansiedade, depressão, raiva, vergonha, insegurança, humilhação, perplexidade, culpa, aumento do desejo sexual e desejo de vingança.
O que é possessividade? ... Esse sentimento significa ter desejo ou sentimento de posse sobre alguém ou alguma coisa, e quando associamos possessividade com relacionamentos, outro sentimento bastante comum surge para “unir forças” e deixar o clima ainda mais desafiador, o ciúme.
Como identificar se você vive um relacionamento possessivo?
As causas do ciúmes podem ser variadas de acordo com as pessoas e as relações, mas sua base é sempre a questão de insegurança, falta de autoconfiança e baixa autoestima.
Dicas de como controlar os ciúmes
Para ela, quando o ciúme ultrapassa o limite da individualidade e da liberdade do outro, já pode ser considerado prejudicial. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o ciúme obsessivo é um Transtorno Delirante Paranóico.
Quando o ciúme gera problemas Quando assume um caráter obsessivo, o ciúme pode acarretar em paranoia e sentimento de possessão, que só fazem mal para quem o sente e que podem colocar a relação em risco, além de prejudicar a saúde individual de quem desenvolve estes sentimentos.
Sim. O ciúme em um homem indica que ele se sente ameaçado quando alguém que ele considera um rival parece estar ganhando sua aprovação. ... Na tentativa de afastá-lo de um rival, ele pode mostrar muitos sinais de que está com ciúmes. Alguns sinais podem ser claros, mas outros podem não fazer muito sentido.
“Um pouco de ciúme é bom em uma relação, pois é uma forma de demonstrar que você ama a pessoa, mas ciúmes exagerado não rola.” “Bom, o ciúme normal que vem de brinde em todo o ser humano, sim! Pois isso significa que a pessoa gosta e cuida de quem gosta.
Embora o ciúme e a inveja sejam sentimentos parecidos existe uma grande diferença entre eles: enquanto o ciúme envolve sentimento de perda, na inveja o sentimento predominante é a ambição. Ambos atormentam aquele que cobiça algo que outra pessoa tem.
Confira algumas dicas que poderão te ajudar a não sentir mais inveja dos outros:
A inveja é um sentimento que pode ser corrosivo, já que a pessoa perde muita energia ao se centrar em ter o que é do outro, em viver a vida do outro. O invejoso sente extremo pesar pelo bem-estar e prosperidade de quem está à sua volta, e por isso deseja o infortúnio daquele que desperta sua inveja.
Essa energia negativa volta contra a própria pessoa, fazendo mais mal ao invejoso do que ao invejado, envenenando corpo e mente”, decreta. Para a taróloga Arlete Siqueira, o sentimento é um mal forte, que pode até matar. ... Por isso, dizemos que a inveja é querer aquilo que está na mão do outro.
- Critica você em público. Um dos traços mais importantes de uma pessoa que tem inveja de você é menosprezá-lo ou fazer comentários negativos sobre você na frente de outras pessoas. Você não sabe por que ela de repente teve essa atitude, mas se sente ferido internamente. ... Para que a sua inveja passe despercebida.
Dicas para afastar a inveja e o mau-olhado
Em algumas locais é feita uma distinção: considera-se quebranto quando afeta o ser humano e mau-olhado quando afeta plantas e animais. São diversos os sintomas de quem é vítima do quebranto: olhos lacrimejantes, moleza por todo o corpo, tristeza, bocejar constante, espirros repetidos, inapetência.