156,2°F (69 °C)
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
655 kg/m³
C₂H₆
Exercícios de Química
A determinação do ponto de ebulição de uma substância se faz recorrendo a um banho de aquecimento e procedendo ao seu aquecimento. Depois é só verificar a que temperatura a substância passou ao estado gasoso.
O comportamento do ponto de ebulição entre as substâncias orgânicas em relação a massa molar diz que: Quanto maior for a massa molecular da substância, maior será sua temperatura de ebulição, variando de acordo com cada tipo de substância/material analisado.
b) Quanto mais forte as interações intermoleculares presentes maior o ponto de ebulição da substância orgânica. Entre as moléculas de uma mesma substâncias há as interações intermoleculares, sendo que quanto mais forte for essa interação, maior será a energia necessária para que ele tenha uma mudança de fase.
Força intermolecular Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.
São também bastante chamadas de Forças Intermoleculares. Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).