O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque. ... Acima está a figura de um esquema simplificado de um motor elétrico.
O motor consiste em dois elementos: um rotativo (rotor) e um estacionário (estator), no qual ficam anexados dentro de uma carcaça, juntamente com outros itens que compõe o motor elétrico....MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA COM ESCOVAS - CC
O motor elétrico simples funciona, basicamente, pela repulsão entre dois ímãs, um natural e outro não natural (eletroímã). É conveniente o uso de imãs não naturais num motor elétrico, pois há a possibilidade de inversão dos pólos magnéticos, por meio da inversão do sentido da corrente elétrica.
Primeiramente construa uma bobina, enrolando de 5 a 10 voltas de fio de cobre em torno da pilha grande, deixando duas pontas livres de aproximadamente 3 cm de fio. Retire totalmente, com o estilete, o verniz que recobre uma das pontas. Na outra, deixe uma faixa de verniz ao longo do comprimento e retire o resto.
O fio metálico com corrente elétrica também cria ao seu redor um campo magnético. Quando o fio é enrolado e forma uma bobina, existindo corrente elétrica, o campo magnético tem um mapeamento semelhante ao de um ímã em barra. com corrente elétrica (motor de um liquidificador).
Apesar da quantidade de diferentes modelos e marcas de máquinas de costura, muitas delas, principalmente as domésticas trabalham com motores de corrente alternada. Com o passar do tempo é comum que depósitos de carbono se formem em seu interior, causando problemas como: superaquecimento, resistência ou desligamento.
No caso do automatizador, basta lubrificar o fuso + /- a cada 6 meses com graxa branca especial. Pode ter 1 ou 2 motores que ficam instalados na horizontal paralelo ao portão. Deve-se observar o funcionamento manual das folhas do portão e lubrificação do fuso a cada 6 meses com graxa branca especial.
Na hora de escolher a potência (HP) do seu produto, é importante que o automatizador seja compatível com o portão e a frequência de uso. O motor precisa de potência de acordo com o peso do portão. Também é necessário que a máquina seja compatível com o número de abertura e fechamento por hora.
Com a chave da parte traseira