memória serve à manutenção dos valores de um grupo, e uma abor- dagem em que a memória se torna um instrumento privilegiado de transformação social.
As memórias individuais alimentam-se da memória coletiva e histórica e incluem elementos mais amplos do que a memória construída pelo indivíduo e seu grupo. Um dos elementos mais importantes, que afirmam o caráter social da memória, é a linguagem. As trocas entre os membros de um grupo se fazem por meio da mesma.
Uma vez pontuada essa questão, é importante definirmos que a memória é uma reconstrução do passado feita de maneira parcial e limitada, levando em consideração o que um indivíduo ou um grupo entende como o passado. A memória é uma reconstrução do passado feita sem o processo crítico pelo qual a história é feita.
A memória histórica poderá ser preservada sob diversos aspectos tendo em vista por exemplo a questão das fontes históricas. Nesse sentido, é importante notar que a história está relacionada a diversos fatores que ocorreram no passado como forma de entender o futuro.
In memoriam significa em memória ou em lembrança. É usada para homenagear alguém que já faleceu, sendo muito utilizada em obituários, epitáfios e monumentos mortuários.
Confira os tipos de memória:
A memória apresenta três estágios distintos, a saber, codificação, armazenamento (ou retenção) e recuperação (ou recordação).
A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. ... Ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.
Mas como funciona a memória humana? ... A memória sensorial (serve para reter as informações que nos chegam pelos sentidos, isto é, a visão, a audição, o tacto, o olfato e o paladar). A informação que nos chega pelos sentidos é processada, analisada, interpretada e guardada no cérebro em menos de 2 segundos.
Eles descobriram que as memórias são armazenadas ao longo de estruturas cerebrais em muitas as conexões entre os neurônios. Esse armazenamento pode ocorrer de duas maneiras. ... O hipocampo também grava memórias simultâneas de diferentes regiões sensoriais do cérebro e as liga em um “episódio único” de memória.
A memória de curto prazo é um armazenamento provisório de informações no cérebro para a realização de nossos processos cognitivos. Essa memória de curta duração é considerada a nossa memória primária, ela envolve o armazenamento e processamento de informações instantâneas.
É correto dizer que, as áreas da memória, localizadas no cérebro, são: Hipocampo, Lobo Temporal, Amígdala, Lobo Occipital, Lobo Parietal e Cerebelo. A memória é responsável por armazenar as informações que o humano tem contato ao longo da vida.
O cérebro é formado por duas metades chamadas de hemisférios cerebrais. A metade esquerda controla o lado oposto do organismo, ou seja, a ordem dos movimentos dirigidos para o lado direito partem do hemisfério esquerdo. Se o hemisfério dominante é o lado direito do cérebro a pessoa será canhota.
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.