Uma característica importante da pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é a formação cultural, de difusão do conhecimento científico. Formula princípios e orientações para a conversão do saber cientificam em saber escolar.
São elementos estruturantes da Didática: a) objetivos, conteúdos, tecnicismos, políticas de ensino, recursos e avaliação.
A formação de uma postura interdisciplinar deve englobar não apenas no desenvolvimento e aquisição de conhecimento, mas uma ação pedagógica capaz de propiciar transformações mais amplas na instituição, nos professores e nos alunos.
Baseada no diálogo, integração e interação entre as diversas áreas do conhecimento, a metodologia interdisciplinar é capaz de promover o desenvolvimento de conhecimentos novos resultantes dessa relação de complementação, o que torna o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e dinâmico.
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.