No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.
O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens.
No nosso dia-a-dia ser machista é ter preconceito contra mulheres. Ao dizer que mulheres não podem fazer X ou Y é discriminar embasado em sua condição biológica que de nada escolheram ter, correto? Então qualquer atitude de discriminação que se baseia pelo sexo é machismo.
Termo normalmente usado por feministas e definido como sendo o inverso de machismo. A palavra femismo não consta em dicionários formais e permite outras atribuições semânticas. Foi um termo criado pelo movimento feminista, a fim de desvencilhar as extremistas do próprio movimento.
O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 1968 e 1977. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.
Estudiosos do tema explicam que o surgimento do feminismo pode estar associado ao adventos da Revolução Francesa (1789), pois nessa época foi escrita a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”. ... A partir de então, o feminismo e a luta pela valorização da mulher começou a ganhar espaço.
O que é feminismo? O movimento feminista surgiu na Europa do século XIX, tendo sido consequência da Revolução Francesa, que pregava “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. Neste sentido, as mulheres tinham o desejo de ser inseridas no contexto social em que se encontravam, participando das mudanças que estariam por vir.
O conceito de empoderamento surgiu com os movimentos de direitos civis nos Estados Unidos nos anos de 1970, por meio da bandeira do poder negro, como forma de auto-valoração da raça e conquista de cidadania plena. Ainda no mesmo ano, o termo começou a ser usado pelo movimento de mulheres.
Neste campo, a escritora potiguar Nísia Floresta Augusta é considerada precursora do feminismo brasileiro. Professora e educadora, funda a primeira escola para meninas no Rio Grande do Sul e, posteriormente, no Rio de Janeiro.
O feminismo surgiu durante as revoluções liberais do século XVIII. No Brasil, esse movimento social consolidou-se na luta por igualdade de condições entre homens e mulheres. ... Já no começo do século XX, a ação do movimento concentrou-se bastante na luta para que a mulher obtivesse o direito ao voto.
Feminismo é o movimento que busca a igualdade e equidade entre os gêneros, desenvolvendo-se como uma estratégia filosófica, política e social que luta pelos direitos das mulheres.
Conquistas do feminismo no Brasil: uma linha do tempo
Ser amparada em caso de violência doméstica. A Lei Maria da Penha e as definições de violência de gênero são mais uma conquista feminista, e muitos a contestam até hoje, provando que é mais necessária do que nunca.
O feminismo prega a igualdade de gênero, prega uma sociedade onde mulheres e homens tenham, de fato, os mesmos direitos. ... O feminismo desfaz a ideia incutida pela sociedade patriarcal que mulheres devem ser rivais entre si. No Brasil, temos uma situação alarmante, a violência contra a mulher ainda é muito forte.
Uma das ideias centrais do movimento feminista é a desnaturalização do ser mulher. ... Assim, o feminismo pode ser definido como um movimento social, político, filosófico que busca, em suas formulações e lutas, colocar em funcionamento as relações de poder que sustentam a sociedade.
O que o feminismo representa?
Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.
feminismo (do latim femĭna, “mulher”) tornou-se um aliado a mulheres para o enfrentamento à sociedade machista. A luta é pela igualdade de gênero, e as propostas vão da semelhança de salário, cargos em empresas, participação na sociedade, mesmo valor de prêmios… ...
Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX. ... Feminismo é um movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre homens e mulheres e que existe desde o século XIX.
Os anos 1960 foram marcados pela liberação feminina, ou revolução sexual. Impulsionadas por obras feministas como O segundo sexo (1953), de Simone de Beauvoir, e A Mística Feminina (1963), de Betty Friedan, deram início a um movimento mais social do que político.
Um dos grandes motivos para a luta do feminismo foi o direito ao voto, que no Brasil só foi autorizado em 1932. Em 1934, a primeira representante política do gênero feminino foi eleita no país: Carlota Pereira de Queiroz.
O feminismo é o movimento social que luta contra a violência de gênero e pela igualdade de direito e de condições das mulheres na sociedade.