Processos Cognitivos Básicos; Educação; Memória; Atenção; Resolução de Problemas; Metacognição.
Definimos os processos cognitivos superiores como a união ou integração das informações provenientes dos processos cognitivos básicos. Um exemplo muito evidente de processo cognitivo superior é o aprendizado, pois é a combinação de processos como a atenção, memória e pensamento.
A ciência cognitiva da leitura apresenta um conjunto vigoroso de evidências sobre como as pessoas aprendem a ler e a escrever e indica os caminhos mais eficazes para o ensino da leitura e da escrita.
Em geral, tem sido definida como o conhecimento ou atividade cognitiva que toma como seu objeto a cognição ou que regula qualquer aspecto da iniciativa cognitiva. ... Assim, pode-se entender a metacognição como o conhecimento e controle que a pessoa tem sobre sua própria cognição e atividades de aprendizagem.
A metacognição como processo da aprendizagem é o conhecimento dos próprios produtos cognitivos, isto é, o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento.
Um exemplo de metacognição pode ser o fato de estar lendo um texto e, ao verificar se o compreendemos, nos damos conta de que a resposta é não e lemos de novo. Ou, por exemplo, quando ao solucionar um problema, percebemos que a estratégia mental que estávamos aplicando não funciona e mudamos para outra.
Trata-se de:
A habilidade metacognitiva está relacionada a um controle maior sobre aquilo que aprendemos cognitivamente. Ou seja, a metacognição também passa por um processo de aprendizagem. ... De forma geral, essas habilidades estão focadas na forma como organizamos as coisas. É a capacidade de se auto regular e planejar.
Estratégias cognitivas compreendem comportamentos e pensamentos que diretamente influenciam o processo de aprendizagem, principalmente na forma como a informação será armazenada. Já as estratégias metacognitivas consistem em procedimentos individuais de planejamento, monitoramento e regulação (BORUCHOVITCH, 2001).
O que significa a metacognição? A metacognição é algo que está ligado à “consciência e ao automonitoramento do ato de aprender” ou como a definição a seguir: “aprendizagem sobre o processo de aprendizagem ou a apropriação e comando dos recursos internos se relacionando com recursos externos”.
O conhecimento metacognitivo refere-se à consciência metacognitiva referente à pessoa e seus recursos cognitivos, às tarefas cognitivas e suas variáveis e às estratégias para a realização das tarefas cognitivas.
A metacognição proporciona para o individuo o desenvolvimento de planejamento e contato, de informações sistemáticas e estruturadas, na tentativa de compreender qual seu perfil cognitivo para fortificar áreas Page 6 6 já estruturadas e desenvolvidas e também com objetivo de sustentar, motivar e fundamentar áreas que ...
A atenção e orientação nos processos metacognitivos permitiria ao indivíduo melhorar sua capacidade de aprender de forma mais geral, por meio de processos de conscientização, monitoramento e controle de seus processos cognitivos e ações.