A Contabilidade Social é o conjunto de estatísticas de ordem econômica, preparadas e sistematizadas com o objetivo de possibilitar uma visão quantitativa, a mais precisa possível, da economia de um país. É uma síntese contábil dos fatos que caracterizam a atividade econômica de um país.
O objetivo do Sistema de Contas Nacionais (SCN) é apresentar detalhadamente as atividades econômicas que se desenvolvem em uma economia e as relações entre os distintos agentes que interagem nos mercados, proporcionando assim um conhecimento preciso e detalhado de forma a atender diversas necessidades.
O Sistema de Contas Nacionais apresenta informações sobre a geração, a distribuição e o uso da renda no País. Há também dados sobre a acumulação de ativos não financeiros, patrimônio financeiro e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo.
A contabilidade social surgiu no fim do século XX como consequência da responsabilidade social, que é uma prática adotada voluntariamente pelas empresas, visando qualidade de vida do público interno e externo. Além disso, esse ramo contábil também nasceu por causa da evolução das causas ambientais e sociais.
A segunda conta é a conta de apropriação ou conta Renda Nacional Disponível Bruta, que serve para sinalizar a forma em que se operam a apropriação e utilização da renda pelas famílias e governo.
Estamos nos referindo à (ao): produto da economia oferta agregada da economia demanda agregada por bens e serviços renda do país investimento do país 6a Questão (Ref.: Pontos: 1,0 / 1,0 Como, pela macroeconomia, oferta global é igual à demanda global, então temos: DA = PIB + M - X DA = PIB = C + I + G + ( ...
Quando o resultado de determinada conta é negativo, significa que houve maior saída de recursos naquela rubrica contábil em específico, sendo que resultados positivos acusam consequentemente, entrada maior de recursos.