As placas de advertência são de caráter de recomendação, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre as condições que podem oferecer perigo. Suas cores são amarelo e preto, com exceção da placa que indica “Obras” que é laranja e preta e a placa de “Semáforo à frente” que é amarela e apresenta detalhes em verde e vermelho.
Sinalização de regulamentação: tem por finalidade informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. ... Sinalização de advertência: tem por finalidade alertar os usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza.
As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes. As placas de regulamentação são utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições.
Das sete cores das placas de trânsito, o vermelho e o amarelo são as tonalidades mais marcantes e, por consequência, as mais fáceis de identificar. Mas ainda são utilizados o verde, o azul, o marrom, o laranja e o cinza. As placas vermelhas são de regulamentação, impositivas e exigem atenção redobrada dos motoristas.
As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.
As Placas Educativas tem a função de educar aos usuários da via quanto ao seu comportamento adequado e seguro no trânsito. Podem conter mensagens que reforcem normas gerais de circulação.
VERMELHA – utilizada na regulamentação de espaço destinado ao deslocamento de bicicletas leves (ciclovias). e em simbolos (Ex.: hospitais e farmácias – cruz).
CICLOVIA: É uma VIA voltada para os ciclistas, nesta há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. ... CICLOFAIXA: É uma FAIXA pintada da rua/avenida reservada aos ciclistas.
Ciclofaixa: parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.
Ciclovia é uma dentre várias opções técnicas de segurança de trânsito para melhoria da vida do ciclista. Ela pode ou não ser a opção mais segura ou apropriada. Em várias situações é mais apropriado ter faixas para ciclistas, sinalização, trânsito partilhado ou mesmo não fazer absolutamente nada.
Neste sentido, a construção de ciclovias na cidade surge como uma alternativa que vai além do lazer, tornando-se um importante equipamento público que incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte barato e ecológico. ... A ciclovia é segregada fisicamente do tráfego automóvel.
Construir ciclovias, portanto, preserva vidas também de forma indireta e diminui o gasto público com o sistema de saúde e o da população com medicamentos para tratar doenças causadas pela poluição. 14A bicicleta é um veículo silencioso e sua adoção em maior escala trará uma diminuição da poluição sonora da cidade.
Regras para a construção de ciclovias
1,50 m
Faixa de via de tráfego, situada junto de ruas e avenidas, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis, destinada especificamente para ciclistas utilizando bicicletas para fins de lazer; a circulação das bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, tendo somente uma faixa ou um separador físico, como cones ...
É um espaço segregado para fluxo de bicicletas. Isso significa que há uma separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. A ciclovia é indicada para avenidas e vias expressas, pois protege o ciclista do tráfego rápido e intenso. ...
Significado de Ceifeira substantivo feminino Máquina de ceifar, ceifadeira. Mulher que ceifa.
Aquele que ceifa ou corta com ajuda de uma foice, geralmente se refere à poda de cereais: ceifador de arroz, de ervas. [Figurado] Quem destrói ou retira a vida de outra pessoa: ceifador da morte.