Baiacu
Os acidentes vulnerantes ou traumáticos podem ser causados por diversas espécies, entre elas a piranha, bacu, candiru e espardate (peixe de água salgada). O poraquê causa acidente devido sua descarga elétrica.
Top 10 peixes mais perigosos do mundo
tubarão-branco
piranhas
Peixe-pedra
O olho-de-boi (Seriola lalandi) é uma espécie de peixe teleósteo, perciforme, da família dos carangídeos. Tais peixes chegam a medir até 2 m de comprimento. Também são conhecidos pelos nomes populares de arabaiana, olhete, pitangola, tapiranga, tapirçá e urubaiana, e são muito visados pela pesca esportiva.
Arabaiana e badejo são pescados em alto mar. A doença que acometeu as duas mulheres é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes e crustáceos. A substância gera danos no sistema muscular e em órgãos como rins.
Temos como principais peixes reimosos o anjo, a arraia, o bagra, a baleia, o cação, o caçonete, o peixe-espada, o golfinho, o peixe moréia, o machote, o peixe-porco, o peixe-serra, o tubarão, o peixe viola, o vongole, entre outros.
Os estudos científicos publicados até o momento sobre a doença no Brasil relatam que os casos aconteceram após a ingestão de tambaqui, olho de boi, badejo, pacu-manteiga, pirapitinga e arabaiana — este último foi o peixe ingerido pela veterinária.
– Urina preta, escura, cor café. Além do peixe arambaiana, a síndrome de Haff foi associada ao tambaqui. Embora esta doença seja rara, é necessário estar ciente da sua gravidade, uma vez que em poucas horas após a ingestão da toxina, os músculos esqueléticos, o fígado e principalmente os rins ficam comprometidos.
A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.
Quando o muco vem com a urina mas é muito abundante, tem cor ou é espesso, é possível que seja um sinal de infecção urinária. Esta pode ser uma uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando a infecção é na bexiga, ou pielonefrite quando é nos rins.
A mulher foi diagnosticada com miíase, que é uma doença gerada pela infestação de larvas de mosca em um tecido animal. No caso dela, o inseto havia depositado os ovos no aparelho urinário e ela pode ter pego a doença ao beber água contaminada.
Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.