O alfabeto completo é formado por vinte e seis letras, que podem ser representadas na sua forma minúscula ou maiúscula....São lidas da seguinte forma:
Como ensinar o alfabeto?
O que o aluno poderá aprender com esta aula Refletir sobre o sistema alfabético. Conhecer as letras do alfabeto e sua sequência. Trabalhar o processo de alfabetização. Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
Como ensinar as vogais?
Os livros são os grandes aliados para atividades de alfabetização e letramento. A prática, nesse caso, é tudo. Com o hábito da leitura, a criança é capaz de desenvolver seu senso crítico e aplicá-lo constantemente para tomar decisões, participar de conversas… Enfim, conviver em sociedade.
Na escola a criança deve interagir de maneira firme e constante com o caráter social da escrita e ler e escrever textos significativos e que os levem a buscar mais, devem ouvir histórias que gostam para estimular e sua capacidade de interpretar e a sua imaginação.
É fundamental que os alunos discutam uns com os outros sobre a resolução de atividades, desenvolvendo suas resoluções e suas argumentações durante esse processo de aprendizagem, trabalhando o raciocínio, a contextualização do conteúdo e transferência para a vida real.
As famílias silábicas são inicialmente compostas por consoante e vogal (da, de, di, do, du) e recompostas para formar novas palavras. Gradativamente, pequenas frases e textos são propostos, a partir de combinações entre sílabas já estudadas.
Há várias formas de trabalhar um silabário para alfabetizar:
Um silabário é um conjunto de símbolos de escrita que representam (ou aproximam) sílabas que compõem palavras. ... Num silabário verdadeiro não existe nenhuma semelhança gráfica sistemática entre caracteres foneticamente relacionados (se bem que alguns possuam uma semelhança gráfica para as vogais).