A fáscia é definida como camadas de tecido conjuntivo, que reveste o músculos e vísceras, que tem funções fundamentais no nosso corpo, como proteção, revestimento, absorção de impacto, entre outros.
Fáscias são tecidos de revestimento e envolvem estruturas do nosso corpo, como músculos e vísceras, dando a elas sustentação, posicionamento durante os movimentos, e também pontos de fixações para essas estruturas.
1 – “Com os pés na posição antero-posterior (um em frente ao outro), projete o quadril para frente e leve braços e tronco para trás. Esse alongamento pode ser dinâmico (repita o movimento 8 vezes de cada lado) ou estático (permaneça 30 segundos em cada lado).”
A fáscia superficial é um emaranhado solto de tecido fibroelástico conectado à face interna da pele, provendo constante feedback consciente e inconsciente ao sistema nervoso central. A fáscia profunda varia em densidade e é responsável pela compartimentalização do corpo separando e envolvendo órgãos viscerais.
Os Trilhos Anatômicos são um mapa corporal dividido em 12 meridianos miofasciais, desenvolvido por Thomas Myers, que auxilia a ter uma visão mais ampla do corpo humano. ... Os Trilhos Anatômicos são uma forma simples de iniciar o entendimento de que “tudo está conectado a tudo”.
Esta contém tecido adiposo, vasos sanguíneos e linfáticos e tecidos nervosos, dos quais se destacam os receptores da pele. Fáscia profunda: essa é a camada que envolve e separa os músculos e os órgãos viscerais internos e é uma das estruturas responsáveis para a função e contorno corporal.
A Fáscia Superficial possui a função de manter a integridade da pele, dar suporte ao tecido subcutâneo e manter a luz das veias pérvias (Stecco, 2015). A Fáscia Profunda é formada por camadas fibrosas de tecido conjuntivo denso regular que apresenta íntima relação com o músculo.
Afinal, a liberação miofascial deve ser aplicada à panturrilha com frequência. A auto liberação miofascial é aplicada através de rolos de massagem ou até mesmo com bolas de tênis. Sua aplicação é simples e sem grandes segredos: o paciente coloca pressão com o objeto em questão com movimentos lentos.
O tratamento fisioterapêutico pode ser feito com algumas medidas como:
Segure o calcanhar em uma mão e massageie a panturrilha com um movimento uniforme, começando no calcanhar e subindo (na direção do coração). Use seus polegares, pontas dos dedos e a palma da mão.