A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. O seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das sustâncias que utilizamos possam afetar a nossa saúde ou o meio ambiente.
Ao considerar o potencial de risco do alumínio, o foco está nos efeitos no sistema nervoso, no desenvolvimento mental e motor das crianças, bem como nos efeitos negativos nos rins e nos ossos. Quando o alumínio é ingerido, via alimento, sua toxicidade aguda é baixa.
A DL50 (e CL50) é a prova mais comum de toxicidade aguda. Os estudos de toxicidade aguda têm por objetivo caracterizar a relação dose/resposta que conduz ao cálculo da DL50.
As Concentrações Letais médias CL50, foram obtidas pelo cálculo dos parâmetros de reta a e b, de acordo com a equação: y = a + b.x. A Toxicidade para Artemia salina (TAS) de uma amostra é determinada quando o valor de x obtido corresponde a TAS> 1000 µg/mL.
O EC50 de uma curva de dose-resposta graduada representa a concentração do composto para qual 50% do efeito é observado. ... Para ensaios de ligação competitiva e ensaios de agonistas funcionais, o IC50 é a medição sumária mais comum da curva de dose-reposta.