Resposta. A totipotência é a capacidade de uma única célula, geralmente uma célula-tronco, se dividir e produzir todas as células diferenciadas no organismo.
Organogênese é uma via de desenvolvimento na qual órgãos vegetais (brotos, raízes) ou ambos são induzidos à diferenciação a partir de uma ou várias células. ... Na direta, também chamada adventícia, o órgão vegetal é induzido e desenvolve diretamente de um explante, isto é, sem passar por uma fase inicial de calo.
A embriogênese somática é definida como o processo de desenvolvimento de embriões a partir de células somáticas, ou seja, células que não são produto da fusão gamética (Dodds & Roberts, 1985).
As principais diferenças entre os embriões somáticos e zigóticos relacionam- se com o fato de os embriões somáticos se desenvolvem livres de correlações físicas, fisiológicas e genéticas que ocorrem durante o desenvolvimento de um embrião zigótico (Zimmermann, 1993) e poderem apresentar desenvolvimento anormal.
A cultura de tecidos vegetais é uma ferramenta com alto potencial para aplicação no melhoramento vegetal. Ela pode ser utilizada desde a multiplicação de material genético, para a troca e a avaliação de germoplasma, até a produção de mudas livres de vírus.
a) Cultura de meristemas Técnica mais antiga para a propagação clonal massal e para a obtenção de plantas livres de virus, principalmente quando combinada com a técnica de termoterapia. Esta técnica é relativamente simples e aplicável a um grande número de espécies.
O cultivo de meristemas é uma tecnologia utilizada para produzir plantas livres de viroses, pois estas partes da planta são as únicas não infectáveis por vírus. Tal capacidade se dá pela velocidade com que as células se multiplicam e pela ausência de um sistema vascular por onde os vírus possam ser disseminados.
O felogênio é um tecido meristemático, responsável, principalmente, pela formação de novas células. Além disso, ele garante a produção de súber para o lado externo e de feloderme mais internamente.
O floema é um importante tecido relacionado com a condução de seiva elaborada no corpo da planta. Isso quer dizer que é através desse tecido que substâncias como água, sacarose, aminoácidos, ácidos nucleicos, vitaminas e íons inorgânicos são transportados.
O xilema ou lenho, conduz a seiva bruta (água e minerais), além de substâncias de reserva. Ele é o principal responsável pela condução de água nas plantas vasculares. ... No entanto, nas traqueídes a passagem da água através da membrana evita que bolhas circulem pela planta. Sendo assim, é mais segura para a planta.