Trabalhos acadêmicos (principalmente aqueles que seguem a norma ABNT), precisam de uma formatação. E um dos primeiros passos é a formatação das margens. Veja agora como fazer margens no Word
Se não houvesse margens, o documento iria sair impresso de ponta a ponta em uma folha, o que dificultaria a leitura e compreensão do conteúdo. Além disso, a ausência de margens ou margens muito estreitas pode causar problemas na impressão.
3. Torne as suas novas definições de margem a predefinição para o seu modelo. Todos os novos documentos baseados nesse modelo utilizarão automaticamente as novas definições de margem.
Isso mesmo, as margens definem o início e o fim do texto, ao mesmo tempo em que estabelecem o espaço exato deixado nas margens laterais, superior e inferior no documento.
4. Mas, se nenhum dos modelos for compatível com o que você precisa, role até o final da barra de comando e clique na opção “Margens Personalizadas”. Assim, você poderá inserir as medidas de todos os lados do documento manualmente. Elas serão aplicadas automaticamente.
O Word é o editor de textos da Microsoft, o popular utilitário permite que você configure margens nos arquivos para ajustá-los de acordo com suas preferências. Ideal para trabalhos escolares, formatação nas normas da ABNT ou apenas para impressão.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Ah, e outro ponto importante: qualquer mudança que você faz na margem é aplicada somente na seção em que o cursor está localizado. Então, o seu documento possui mais do que uma seção (cada “Quebra de página” abre uma nova), não deixe de repetir a formatação das margens em cada uma.
Quando você escolhe margens espelho, as margens da página esquerda são uma imagem espelhada das margens da página direita. As margens internas têm a mesma largura e as margens externas têm a mesma largura.
Com o aplicativo do Word disponível para dispositivos móveis (Apple Store | Google Play), ficou mais fácil escrever e formatar documentos quando e onde quiser. Assim, mesmo pelo celular você consegue colocar margem no Word, saiba como:
É provável que muita gente que chegou até este artigo esteja com dificuldades para montar margens no Word já usando o padrão ABNT. Para isso, o processo é exatamente o mesmo dos tópicos citados acima. Só que, na hora de ajustar o tamanho das margens, faça o seguinte:
Ou seja, você consegue definir margens para páginas opostas, permitir espaço extra de margem especialmente para encadernação do documento ou até mesmo alterar as medidas das margens de acordo com sua preferência.
Suponhamos que anteriormente você tenha escolhido a margem moderada, mas recebe a notícia de seu orientador que ela não se encaixa no seu projeto dessa forma ele te passou as seguintes configurações.
Essa é a configuração que você deve colocar para usar a imagem no Word. Esse padrão da ABNT se aplica a todos os trabalhos acadêmicos, sendo eles: TCC, monografia, tese, dissertação, artigo científico, entre outros.
Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas científicas de formatação.
No Word, cada página tem automaticamente uma margem de 2,5 cm. Pode personalizar ou escolher predefinições de margem, definir margens para páginas opostas, adicionar espaço às margens para permitir a encadernação de documentos e alterar a forma como as margens são medidas.
O Word, por padrão, traz um espaçamento de margem fora da norma da ABNT. ... Nas configurações de margens, defina 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para a inferior e direita.
Como colocar margem no Word (bordas)
No Word 2010 existem sete Guias, que vamos conhecer melhor na sequência.
Para resolver esse problema e voltar a barra à posição original, faça o seguinte:
Acesse as “Configurações” do Windows 10; Procure por “Personalização” e “Cores”; Clique na caixa “Escolha a sua cor” no painel e selecione “Light/Claro”.