O ciclo de vida do bicho-da-seda, um inseto holometábolo, apresenta quatro estágios: ovo, lagarta ou larva (estágio jovem), pupa ou crisálida, e mariposa (estágio adulto).
Conhecida como sericicultura, a criação do bicho-da-seda (Bombyx mori L.) ... O manejo do bicho-da-seda é realizado em galpões conhecidos como sirgarias.
Bombyx mori
O bicho-da-seda move a cabeça fazendo um trajecto em forma de 8, construindo assim o seu casulo, onde irá realizar a sua metamorfose (perde a sua pele – última muda) passando de larva a crisálida e depois a borboleta. Neste processo a lagarta perde cerca de 50 % do seu peso.
O bicho-da-seda possui metamorfose completa, pois são insetos holometábolas, ou seja, insetos que tem a fase jovem completamente diferente da fase adulta.
O bicho da seda produz um casulo do qual se extrai os fios, para formar um tecido de toque suave, cobiçado no mundo inteiro e que nunca sai da moda, muito importante para o setor têxtil. O sistema de produção é feito de forma integrada com as indústrias de fiação.
O fio que dá origem à seda é secretado pela larga de uma mariposa, que deposita seus ovos em folhas de árvore. A árvore mais usada para isso é a amoreira. ... O que forma o casulo, de onde surgirá o fio do tecido, é formado pela baba do bicho-da-seda.
Para criar bicho-da-seda, uma das condições é cultivar amoreiras, cujas folhas são sua principal fonte de alimento. Além disso, uma boa assistência técnica, mão de obra capacitada e capital disponível são fatores determinantes para a escala de produção da Bombyx mori L..
Hora de usá-los! Sem seda, você pode vaporizar ou fumar em outros tipos de equipamentos. Além de não precisar de papel, você também não vai precisar gastar ou sujar suas piteiras, seja de vidro ou de papel. Se puder, prefira a vaporização!
Dê preferência a papéis e matérias de origem vegetal, como a tradicionalíssima palha de milho. Papel de pão também pode salvar nos casos mais desesperadores, assim como os populares “sedanapos” (guardanapos de papel de seda comumente disponíveis em lanchonetes e bares).
O termo sedanapo nada mais é do que usar o guardanapo ao invés da seda para bolar cigarro. Essa ação geralmente acontece quando a pessoa não tem uma seda disponível para bolar.
A goma arábica natural é a mais recomendada, pois é orgânica e não altera o sabor do fumo. O papel para fumar do tipo Brown é um dos favoritos do pessoal que curte a erva aqui no Brasil. A grande vantagem é que esse tipo de seda é menos tratado, ou seja, recebe menos química para obter a cor branca.
8 melhores sedas para fumo — Dicas Da Mata!
Quais as melhores sedas para fumar?
APRENDA A IDENTIFICAR SEDA FALSIFICADA: