Dúvida no Dia das Crianças? Veja 10 brinquedos mais vendidos da Amazon
50 brincadeiras que atravessaram gerações e continuam vivas nos dias atuais
6 brincadeiras antigas que estimulam
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Origem. Acredita-se que brincadeira tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para recreação.
3) Mbube, Mbube (ou “o leão e o impala”) – África do Sul. Contexto: Mbube é um dos termos do povo Zulu para designar o Leão, um dos predadores do impala. Jogo: Todos os participantes formam um círculo. Dois começam a brincadeira, um representando o leão e outro o impala.
Matacuzana. O desafio, que deu origem a jogos como "três-marias", exige pedrinhas e um buraco no chão. Caso não esteja em um lugar com terra, recorte um círculo de papel para delimitar o campo. O objetivo é jogar as pedrinhas para cima, tirar uma ou mais do buraco e pegar de volta a sua antes que ela caia no chão.
Jogam-se todos as pedrinhas no chão e pegar uma delas sem tocar nas demais; joga-se para o alto a pedrinha escolhida, enquanto pega-se um das outras quatro que sobraram (não vale encostar nas restantes); segurar a pedrinha na volta, com a mesma mão, antes que ela caia no chão; repetir o mesmo para cada um das quatro ...
Sua jogada consiste em escolher um buraco, retirar suas fichas e distribui-las pelos outros buracos, uma por buraco, no sentido anti-horário (em algumas versões do jogo, no sentido horário). Quando você passa por sua mancala, você deixa uma pedra nela como se fosse um buraco normal.
Os dois jogadores terão uma tampinha cada um, que deverá percorrer por todo o labirinto, sendo que aquele que chegar primeiro ao final do labirinto vence. De maneira alternada, cada jogador esconderá em uma das mãos uma tampinha, tendo o adversário que acertar em qual mão está a tampinha escondida.