O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
Refugiados são aquelas pessoas que se deslocam de um país para outro por motivos de guerras ou perseguição em seu país de origem. No caso dos imigrantes, são pessoas que saem de seus países por opção com o objetivo de conseguirem melhores condições de vida ou sobrevivência.
DIREITO que ou pessoa que é forçada a procurar refúgio fora do seu país para escapar a guerra ou perseguição (política, religiosa, etc.)
A migração voluntária comporta em si um projeto de vida, onde pessoas, por diversas razões deixam seu país de origem, e se mudam para outra nação, outro contexto econômico, social e político. Esse tipo de migração pressupõe um projeto que se inscreve no tempo e no espaço; a partida é planejada e mesmo desejada.
O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante.