2) Óxidos Ácidos: reagem com água para formar ácido ou reagem com base formando sal e água. São formados por oxigênio e não-metais ou metais com NOX elevado. 3) Óxidos Anfóteros: comportam-se como óxidos básicos e também como óxidos ácidos. ... São gases e moleculares, formados por não-metais.
Resposta. Uma vez que a água (H₂O) é polar, o HCl (ácido clorídrico) é o gás mais solúvel entre os 3 apresentados, pois também é polar, ao contrário dos gases oxigênio (O₂) e dióxido de carbono (CO₂), que são apolares.
Todo combustível quando entra em combustão produz gás carbônico (CO2) e água (H2O). ... Cada carbono (C) presente na molécula do combustível, por sua vez, retira uma molécula de oxigênio (O2) da atmosfera, gerando uma molécula de gás carbônico (CO2).
O CO2 é cerca de 30 vezes mais solúvel em água que o oxigênio, consequência da maior polarizabili- dade da sua nuvem eletrônica e da capacidade de combinar-se com a água para formar íons bicarbonato e íons H+. ... Esse processo remove o dióxido de carbono do sangue, permitindo um fluxo contínuo da célula para os capilares.
Quanto menor a temperatura, maior será a solubilidade. B) CO2 - Forças de London - Porque o CO2 é uma molécula apolar. CO2 e H2O - Forças de London - Porque o CO2 é apolar e a água é polar.
O dióxido de carbono (CO2) é incolor e inodoro, o que o torna impossível de ser detectado a olho nu. Para identificar a presença desse gás, é preciso coletar uma amostra de ar (ou uma amostra de CO2) e executar um dos vários testes existentes.
Índice
A dissolução gasosa em líquidos é regida por uma lei conhecida como Lei de Henry. Essa lei diz que a solubilidade de um gás em água depende da pressão parcial do gás exercida sobre o líquido. A constante de proporcionalidade utilizada nessa lei varia com o gás e a temperatura, e recebe o nome de constante de Henry.