Rômulo Augusto
Resposta. Resposta: O processo de ruralização fez com que o extenso sistema de cobrança de impostos e o comércio perdessem o grande papel outrora desempenhado.
Durante o auge da economia imperial, a produção de riquezas dependia intimamente do vasto número de escravos. ... No entanto, a falta de escravos (observada a partir do século III) acabou gerando uma recessão econômica sentida pela diminuição da produção agrícola e a diminuição dos impostos arrecadados pelo império.
O processo de ruralização se deu pelas invasões bárbaras, que amedrontaram o povo europeu, fazendo eles sair das cidades e ir para os campos, lugar mais seguro das invasões. Dava-se início ao feudalismo, que cairia por volta do século XV, 1000 anos de Idade Média.
A ruralização promoveu a fragmentação social, política e econômica da Europa, contribuindo para o feudalismo, em uma perspectiva que criou uma sociedade mais injusta, com baixa mobilidade social, com pouquíssimas pessoas alfabetizadas, com a Igreja Católica Romana como a principal instituição do período.
As invasões acelerou mais o declínio do Império Romano as vezes que essas invasões eram feitas com muita violência com o objetivo de expulsar os romanos para tomarem sua terras entre esses povos a maioria eram germânicos e hunos (de origem mongol), por fim os povos bárbaros ingressaram no exército romano que contribuiu ...
Homenagem - Juramento solene de fidelidade do vassalo perante seu suserano. ... Suserano - Dar proteção militar e prestar assistência judiciária aos seus vassalos; receber de volta o feudo, caso o cvassalo morresse sem deixar herdeiros; proibir casamento entre seus vassalos e pessoas que não lhe fossem fiéis.