Mahatma Gandhi
A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.
o processo começou por volta de 1885, mas só foi devidamente consolidado em 1947; os grandes líderes do movimento foram Nehru e Gandhi; o principal diferencial desse processo de independência foi a desobediência civil.
A independência da Índia ocorre devido um processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou em 1948 ao assassinato de Gandhi. Desde 1947, o subcontinente indiano é atormentado por conflitos entre Índia e Paquistão.
Agosto de 1947 legou ao mundo dois eventos essenciais: a independência da Índia e a saga de Gandhi pela não-violência. A estratégia de Gandhi para liderar a libertação de seu país deu certo porque foi plantada na alma milenar do hinduísmo.
Foi por causa de seu papel na independência da Índia que Gandhi recebeu a alcunha de “mahatma” (grande alma). Das décadas de 1920 a 1940, Gandhi incentivou ações de desobediência civil para incentivar a população a se levantar contra os dominadores e enfraquecer o domínio colonial na Índia.
Resposta. Resposta: Com a segunda guerra mundial, enfraqueceu ainda mais a Inglaterra, que nessa época a Inglaterra tinha o domínio da Índia, com isso, ela não conseguiu mais manter o domínio sobre a Índia. E no dia 15 de agosto de 1947, a Índia teve a sua independência.
A desobediência civil imposta por Mahatma Gandhi na Índia tinha como objetivo: não usar produtos de origem inglesa, não obedecer às leis que discriminavam os indianos dentro do seu próprio território e não pagar nenhum imposto.
O conceito de não-violência está ligado às estratégias de desobediência civil como forma de luta contra leis consideradas ofensivas e humilhantes. O princípio básico é o reforço da noção de cidadania através do direito dos cidadãos de rejeitar leis injustas sem que seja adotada a utilização de violência.
Não violência é a ausência de violência e se refere à opção de se causar pouco ou nenhum dano, enquanto que passividade significa não fazer nada. ... A não violência é uma arma poderosa e justa. Realmente, é uma arma única na história, que corta sem ferir e enobrece quem a usa.
A desobediência civil é um conceito que determina uma forma de ação social manifestada como protesto político. Essa ideia traz o sentido de uma desobediência expressa a uma determinada lei, caso ela seja enxergada como injusta por um determinado grupo de pessoas.
Resposta: Outra demonstração de desobediência civil muito conhecida foi a Marcha do Sal, que aconteceu em 1930. A Marcha do Sal foi um desafio direto de Gandhi às autoridades coloniais. ... Essas atitudes de Gandhi fizeram com que as autoridades britânicas ordenassem a prisão dele por diversas vezes.
Quem criou o conceito de desobediência civil foi o filósofo americano Henry David Thoreau, em 1849 – que tinha visões de mundo que se encaixavam tanto na esquerda quanto na direita da maneira como as entendemos hoje. Por um lado, suas ideias caem como uma luva nas mãos dos defensores da liberdade econômica.
É um mecanismo de controle popular que comumente é originado pelo descompasso entre o ordenamento jurídico vigente e a realidade social, da inoperância ou morosidade do Judiciário e do hiato entre as leis e as concepções morais vigentes numa sociedade.
Significado de Desobediência substantivo feminino Ação ou efeito de desobedecer; sem obediência; inobediência. ... Etimologia (origem da palavra desobediência). Des + obediência.