A energia cinética é proporcional ao quadrado da velocidade do corpo. Desse modo, caso a velocidade de um corpo dobre, sua energia cinética aumentará quatro vezes, caso a velocidade de um corpo triplique, então esse aumento será de nove vezes.
Para que um corpo sofra uma variação na sua velocidade, é necessário que um trabalho seja realizado sobre ele. Essa variação na velocidade do corpo faz com que sua energia cinética varie.
Energia potencial é uma forma de energia que pode ser armazenada nos corpos e que depende do tipo de interação e da posição que o corpo apresenta em relação à sua vizinhança. Na Física, existem basicamente duas formas de energia potencial mecânica: energia potencial gravitacional e energia potencial elástica.
Energia térmica é a resultado da soma da energia cinética e potencial de todas as partículas constituintes de um corpo.
Onde encontramos energia térmica Qualquer corpo que esteja a uma temperatura superior ao zero absoluto (0 K ou -273,15 ºC) apresenta energia térmica. Os movimentos executados por seus elementos constituintes (átomos, nêutrons, prótons e elétrons) conferem-no essa energia.
A Energia Mecânica é a energia que está intimamente relacionada com o Trabalho Mecânico, trabalho este realizado por uma força mecânica. Há vários tipos de Energia Mecânica: Energia Cinética , Energia Potencial Gravitacional e Energia Potencial Elástica.
A energia mecânica é a capacidade de um corpo de realizar trabalho. Quando associada ao movimento, é chamada energia cinética; mas se associada à posição, energia potencial. A energia mecânica pode ser definida como a capacidade de um corpo de realizar trabalho.
Energia Mecânica
Explicação: O pequeno motor, quando girado, transforma energia mecânica em energia elétrica. Dentro dele, na parte mais externa, há uma camada de ímãs, que formam um campo eletromagnético. No miolo, há vários rolos (bobinas) de cobre que, quando giradas, interagem com esse campo magnético e criam uma corrente elétrica./span>
A conservação da energia mecânica é uma das leis da mecânica que decorrem do princípio de conservação da energia. De acordo com a lei da conservação da energia mecânica, quando nenhuma força dissipativa atua sobre um corpo, toda a sua energia relativa ao movimento é mantida constante.
Para a conversão de energia mecânica em energia elétrica utiliza-se um dínamo, este aparelho gera uma corrente contínua, convertendo energia mecânica em elétrica, através de indução eletromagnética. Sendo este o princípio da lei de Faraday contida em uma das 4 leis de Maxwell.