O papel da Igreja na educação formal durante a Idade Média foi a de formar pessoas segundo os dogmas e crenças da fé cristã católica, o que alterou a forma de expressão, cultura e organização social a partir desses ensinamentos religiosos.
A educação na idade media era responsabilidade total da igreja. As escolas funcionavam nas catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Era de interesse da igreja que apenas esse grupo seleto tivesse acesso à educação. Qual era o objetivo da Igreja ao restringir a educação? ... a Igreja tinha como principal objetivo a aculturação do povo.
Resposta. Educavam quem os poderosos escolhiam, sendo também um centro de conhecimento já que seus membros sabiam ler e escrever.
A Igreja Católica foi a única instituição feudal organizada. ... Com o apoio dos fiéis, já que era considerada inquestionável na Idade Média, e com a riqueza obtida através desses impostos, além de influência política na figura papal, ela se tornou a instituição medieval mais poderosa.
A influência da religião era imensa não só no plano espiritual (poder religioso) como também no domínio material, ao se transformar na maior proprietária de terras, numa época em que essa era a principal fonte de riqueza e poder político. Durante o período medieval a economia se ruralizou, com o feudalismo.
Papa (do latim "Papa", do grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai), também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana. ... Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé".
O Novo Testamento (escrito em grego) também usa "hades" para se referir ao mundo dos mortos. ... Na Bíblia, o sheol (assim como o hades, exceto em parábolas) tem o significado de "morte temporária (a morte atual da maioria dos humanos, que vai terminar com a ressurreição no dia do juízo).
Segundo a definição católica, a Teologia dogmática é a parte da Teologia católica que trata, sistematicamente, do conjunto das verdades reveladas por Deus (compiladas e reunidas na chamada Tradição, que inclui a Bíblia) e como tal propostas pelo Magistério da Igreja Católica, isto é, do dogma e das verdades ...
A Teologia da Libertação é um movimento sócio-eclesial que surgiu dentro da Igreja Católica na década de 1960 e que, por meio de uma análise crítica da realidade social, buscou auxiliar a população pobre e oprimida na luta por direitos.
A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que culminou com a publicação de 95 teses de Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517. ... O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o protestantismo.