As forças da Babilónia foram derrotadas na batalha de Ópis. Nabonido fugiu para Borsipa, e em 12 de outubro, após os engenheiros de Ciro terem conseguido desviar as águas do rio Eufrates, «os soldados de Ciro entraram em Babilónia sem lutar».
Saiba a história do império citado na Bíblia. ... A Babilônia foi um império de verdade, além de um grande centro cultural, de requintada arquitetura e comércio agitado. Essa incrível cidade-estado foi criada pelos Amoritas, logo após invadirem a Mesopotâmia e dominarem os Acádios.
Iraque
Marduque, Marduk ou Merodaque, como é apresentado na Bíblia, é um deus protetor da cidade da Babilónia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia. Era filho de uma relação incestuosa entre Enqui e Ninursague.
Inana ( /ɪˈnɑːnə/; Sumério: ??inanna, também ?????nin-an-na) é uma antiga deusa mesopotâmica associada ao amor, ao erotismo, a fecundidade e a fertilidade. Apesar de ser alvo de culto em todas as cidades sumérias, era especialmente devotada em Ur.
Eresquigal (Ereshkigal) era uma das grandes divindades sumérias, filha de Anu o antigo senhor do Céu e Namu, a senhora dos oceanos e irmã gêmea de Enqui. ... Assim, Eresquigal é a rainha de Cur-Nu-Gia, "A Terra do Não Retorno".
Os sumérios eram adeptos de uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noção esta bastante presente na posterior mitologia grega.
Assim como várias outras civilizações, os sumérios acreditavam que o início do mundo se deu pela separação do deus do céu, An, e de sua contraparte, Ki. Essa divisão foi feita pelo filho do casal Enlil, que no futuro destronaria o pai e se tornaria rei.
A partir de 2200 a.C., os sumérios foram conquistados pelos acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia. Assim, houve o surgimento do Império Acádio, que herdou inúmeros elementos da cultura dos sumérios. Esse império deixou de existir por volta de 2000 a.C., com os ataques de gútios e elamitas.
O maior legado deixado pelos sumérios foi o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, por volta de 3000 a.C. Essa forma de escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme e era realizada em blocos de argila a partir de um instrumento pontiagudo chamado cunha.
As fachadas com colunas tinham decoração de lápis-lazúli, conchas e madrepérola. Também eram produzidas jóias do mais delicado trabalho em ouro e prata, esculturas de cobre, cerâmica, gravuras e selos. Os sumérios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.
Para as construções eram indispensáveis a utilização de argila e tijolos queimados e cozidos ao Sol. Um grande exemplo de arquitetura, foi o Zigurate de Ur, que foi a criação de um templo no formato de uma pirâmide, criado pelos sumérios e utilizados para poderem adorar os deuses.
História Geral. Os sumérios foram um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia e ficaram conhecidos pelo desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade. Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos que se estabeleceram na Mesopotâmia e por desenvolverem as primeiras cidades dessa região.
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones.
Para você saber mais: A escrita cuneiforme foi desenvolvida na Antiga Mesopotâmia entre os anos 3500 a.C. e 3000 a.C., provavelmente pelos sumérios. A escrita cuneiforme teve grande uso em toda região da Mesopotâmia por milhares de anos, sendo utilizada por diversos povos.
Com o tempo, os cuneiformes passaram a ser escritos em tábuas de argila, nos quais os símbolos sumérios eram desenhados com um caniço afiado chamado estilete. As impressões deixadas pelo estilete tinha forma de cunha, razão pela qual sua escrita terminou sendo chamada de cuneiforme.
Existem dois principais tipos de escrita, a baseada em ideogramas, que representa conceitos, e a baseada em grafemas, que representam a percepção de sons ou grupos de sons; um tipo de escrita baseada em grafemas é a alfabética.
a) Os acádios desenvolveram a primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como escrita cuneiforme. b) Os sumérios desenvolveram a primeira forma de escrita alfabética da humanidade.