Para muitos especialistas, o cangaço nasceu como uma forma de defesa dos sertanejos diante de graves problemas sociais e da ineficácia do Estado em manter a ordem e aplicar a lei. Um dos principais líderes do cangaço foi Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião.
Cangaço foi o nome dado a um grupo de pessoas que protestava contra a situação de precariedade e injustiça social na qual vivia a população da região Nordeste do Brasil, entre os séculos XIX e XX. O termo cangaço tem origem na palavra “canga”, madeira utilizada na cabeça do gado e que servia para transporte.
Significado de Cangaço substantivo masculino O mesmo que engaço. [Brasil] Pedúnculo dos coqueiros. [Brasil] Utensílio de casa pobre.
A situação de seu povo, a pobreza, as péssimas condições de vida, injustiça, Eram pequenos proprietários, ou pobres trabalhadores, e tinham que se sujeitar aos coronéis (latifundiários e políticos). Muitos cangaceiros surgiram do povo sertanejo que lutava pela sobrevivência.
Corria o ano de 1920 e - devido a sua capacidade de disparar consecutivamente, iluminando a noite - Virgulino ganhou o apelido de Lampião. Possivelmente em função disso, a polícia cercou o sítio da família e matou seu pai a tiros.
O cangaço foi uma delas. Nomes como Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, e José Ribeiro Filho, Zé Sereno, foram os principais cangaceiros dessa época. Cada um deles tinha o seu próprio bando, que atuava em regiões específicas do sertão.
A população era afetada pela exploração de seu trabalho e via sua condição de vida ser agravada pela seca. Enquanto isso, os latifundiários, chamados de coronéis, nadavam em prosperidade e sustentavam o seu poderio na exploração das pessoas e na força armada de seus jagunços.
Resposta:Foi uma onda de banditismo, crime e violência que se alastrou por quase todo o sertão do Nordeste brasileiro entre o século 18 e meados do século 20. ... Mas o fato é que os bandos de cangaceiros logo se transformaram em quadrilhas que aterrorizaram o sertão, pilhando, assassinando e estuprando.