A história bíblica refere que Ana, mãe de Samuel, sofria de esterilidade, o que lhe era motivo de grande humilhação, já que Penina, a outra esposa de seu marido Elcana, tinha dez filhos. ... Sentindo-se amargurada, Ana orou com lágrimas e fez um voto com Deus, prometendo que seu filho seria um nazireu e serviria no templo.
Ana queria ser Mãe, pois ela era uma mulher estéril. ... Deus responde a oração de Ana, pois vê uma oração sincera, pois vê que mesmo Ana amargurada, orou com Fé; e sabemos que sem Fé é impossível agradar ao Senhor. O milagre de Ana aconteceu, porque ela confiou; que Deus poderia realizar o desejo do seu coração.
De acordo com as escrituras Ana não podia ter filhos e orava muito, pedia constantemente um filho ao Senhor. E como Ana orava dia e noite, ao ponto de seu marido Elcana pensar que ela estava bêbada, vendo a sua boca se movendo continuamente, sem sair som... ele até chegou a pedir que ela parasse de tomar vinho.
Ana: a história da Ana mais famosa da Bíblia pode ser encontrada no livro de Samuel. O significado de seu nome é “cheia da graça” ou “graciosa”.
Samuel
Davi não tinha direito natural à coroa, que deveria pertencer à linhagem de Saul. As suspeitas de que ele assassinara Saul e seus descendentes para usurpar o trono correram o reino depois da insurreição de Absalão, o filho de Davi que tentou derrubar o próprio pai.
A partir destas descobertas, a data de existência de David pode ser determinada em, ca. 1040-970 a.C., junto ao relato bíblico, tendo reinado sob Judá em ca. 1010-1 003 a.C. e sobre todo o Reino Unificado de Israel ca. 1003-970 a.C.
Profeta
As histórias de Davi ocupam 42 capítulos da Bíblia, entre Samuel 1,16 e Reis 1,2; e narram como o simples pastor se tornou um rei exemplar e herói de Israel.