verbo transitivo indireto e predicativo Permanecer, durante um tempo, em determinada situação: após o jogo, esteve sempre deitado; estava em último ao deixar o campeonato. Etimologia (origem da palavra estar). Do latim stare.
Consequentemente o verbo ESTAR não é de ligação, e sim intransitivo. O predicado é verbal. ... Logo, são predicativos do sujeito, e o verbo ESTAR é de ligação. O predicado é nominal.
1º - Sempre que o verbo estar for de ligação, ele não será núcleo do predicado, ou seja, a informação básica não estará contida nele. 2º- O núcleo do predicado nominal será o predicativo do sujeito, pois morfologicamente é representado pelo adjetivo.
# Nos casos em que o sujeito ou predicativo for representado por coisa, bem como se um sujeito ou predicativo se encontrar no singular e outro (sujeito ou predicativo) no plural, a concordância do verbo “ser” se dará no plural. Constatemos alguns exemplos: Os filhos são o meu tesouro.
Serem é a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo ser.
A concordância verbal se dá sempre entre o verbo e o sujeito da oração. ... O verbo ser concordará com o predicativo do sujeito: a) Quando o sujeito for representado pelos pronomes - isto, isso, aquilo, tudo, o - e o predicativo estiver no plural.
três horas
O verbo ser indica estado permanente. Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito.
O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.
É vem do verbo no infinitivo SER.
O infinitivo transmite a ideia de uma ação ou estado. Dessa forma, desempenha uma função semelhante a um substantivo. No entanto, o infinitivo não dá nenhuma indicação sobre a temporalidade. Quem tem esse papel é o verbo da preposição principal.
Desinências nominais são morfemas que, quando juntos a algumas palavras, especialmente substantivos e adjetivos, indicam sua flexão em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Exemplos: -o: desinência nominal indicativa do gênero masculino. -a: desinência nominal indicativa do gênero feminino.
Desinências são partículas localizadas no final das palavras para indicar as flexões de gênero e de número dos nomes e as flexões de número, pessoa, tempo e modo dos verbos.