A Teoria de Probabilidade e a Inferência Estatística são processos "complementares" Teoria da probabilidade: parte-se de um modelo totalmente especificado, que se assume como correto e se calcula, e.g., as probabilidades de certos acontecimentos Inferência estatística: Observam-se certos acontecimentos, e procura ...
Assim, consideramos que o trabalho com estatística e probabilidade torna-se relevante ao possibilitar ao estudante desenvolver a capacidade de coletar, organizar, interpretar e comparar dados para obter e fundamentar conclusões, que é a grande base do desempenho de uma atitude científica.
A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações.
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados, visando à tomada de decisões. ... Não podemos escapar dos dados, assim como não podemos evitar o uso de palavras.
As ferramentas de gestão de controladoria facilitam e avaliam o desempenho apresentado pelas empresas; ajudam na análise dos resultados, ao disponibilizar informações precisas e meios para se chegar ao sucesso esperado.